Cerca de 2.320 pessoas, eleitas delegadas nos 417 municípios baianos, participam da 11ª Conferência Estadual de Saúde, de 5 a 7 de junho. Com o tema “Garantir Direitos e Defender o SUS, a Vida e a Democracia – Amanhã vai ser outro dia”, o evento é dirigido pelo Conselho Estadual de Saúde (CES) a Secretaria da Saúde da Bahia (Sesab). A abertura e os debates acontecem no estacionamento externo da Arena Fonte Nova, em Salvador, com a presença de lideranças sociais; vereadores; deputados federais, como Alice Portugal e Jorge Solla; e deputados estaduais, como Fabíola Mansur.
"O evento é um dos mais importantes espaços de diálogo entre governo e sociedade para a construção das políticas públicas do Sistema Único de Saúde (SUS). A Conferência é um espaço democrático de construção das políticas de saúde, onde o povo manifesta, orienta e propõe os rumos do setor. É um local de diálogo entre o poder público e a sociedade, a fim de fortalecer o SUS”, disse a secretária da Saúde do Estado, Roberta Santana.
Quem entrou em campo para defender o SUS foi o time da CTB Bahia, tendo à frente a secretária de Saúde, Rubiraci Almeida 'Cherry'. "É muito importante ter a participação dos nossos sindicatos. É coletivamente que construímos políticas públicas de saúde para orientar o Plano Plurianual. A classe trabalhadora está bem representada, pela CTB e nossas entidades", afirmou.
PROTAGONISMO
Para José Francisco, dirigente metalúrgico e ativista da saúde, "é bom ver o protagonismo do sindicalismo e das entidades que atuam no movimento social para debater a saúde da população, colocando as demandas dos trabalhadores e das trabalhadoras". Ele lembrou das entidades que elegeram delegados, como Fetag-BA, Sindsaúde Bahia, Fetracom-Ba, Fetim-BA, SEEB, Sindifarma, FEEBASE e SINTEFEM.
Trabalhando na relatoria da Conferência e presente na mesa de abertura, a presidenta do Sindsaúde e secretária de Imprensa da CTB, Ivanilda Brito destacou a importância de vários segmentos debaterem a saúde da população, levantar os problemas e apresentar soluções. É o momento, também, de avaliarmos as ações e serviços executados pelo Estado e pelos municípios", destacou.
EIXOS TEMÁTICOS
A 11ª Conferência Estadual de Saúde debate quatro eixos temáticos: A Bahia que temos. A Bahia que queremos; O papel do controle social e dos movimentos sociais para salvar vidas; Garantir direitos e defender o SUS, a vida e a democracia; e Amanhã vai ser outro dia para todos, todas e todes.
com informações da Sesab