Amanda Santos solta o verbo como presidenta dos Comerciários de Itabuna

Amanda Santos solta o verbo como presidenta dos Comerciários de Itabuna

Geral 30/05/2023 Escrito por:

O site da Federação dos Comerciários da Bahia (FEC Bahia) ouviu a presidenta eleita do Sindicato dos Comerciários de Itabuna e Região, Amanda Santos, que é coordenadora regional da CTB Sul. É a primeira mulher a presidir a entidade, em 77 anos de existência. Ela soltou o verbo e vale à pena conhecer suas ideias!

1) Como avalia a votação expressiva na chapa 1?

Reflete um trabalho de escuta e atenção que eu e meus companheiros realizamos há muito tempo junto à categoria. Isso faz os comerciários e as comerciárias verem os dirigentes sindicais uma representação sua forte. É importante dar atenção total à categoria, sempre.

2) E ser a primeira mulher a presidir o sindicato?

Estamos vivendo um momento diferente na sociedade. A nossa luta, além de garantir e conquistar mais direitos, está fazendo com que os espaços de poder sejam ocupados por mais mulheres. Vemos isso no governo Lula, com mulheres em ministérios importantes e órgãos de outros escalões. Observamos mulheres sendo eleitas em cargos políticos. É reflexo das lutas históricas que desenvolvemos pelo reconhecimento da capacidade feminina para ajudar a construir uma sociedade melhor.

3) qual a expectativa de conduzir o sindicato nesse momento político, com o governo Lula?

A expectativa é de a gente recuperar os direitos que perdemos nesses 6 anos de dois governos desastrosos, de Michel Temer e Bolsonaro. Estamos otimistas em trazer de volta pautas importantes da classe trabalhadora, como por exemplo, a redução da jornada de trabalho e a revisão da absurda reforma trabalhista que foi feita. Com o governo Lula temos mais condições de seguir resistindo e lutando para recuperar o que perdemos.

4) Como você avalia o comércio de Itabuna, hoje?

É um comércio rico, forte e pujante. Inclusive, atende as populações das cidades da região. Precisa ter mais investimentos em infraestrutura para ser melhor ainda e acolher bem os clientes daqui e de fora, que ajudam a dinamizar o consumo. As comerciárias e os comerciários estão preparados para atender bem. Por isso, o sindicato luta para que nossa categoria tenha dignidade no seu trabalho e a garantia e ampliação dos direitos.

5) Quais serão as principais bandeiras da sua gestão como presidenta?

Primeiro, a defesa intransigente dos direitos dos trabalhadores e das trabalhadoras do comércio de Itabuna e região. Vamos atuar pela promoção da igualdade no setor para nossa categoria. Nossa chapa buscou ampliar a diversidade de representações. Assim, vamos desenvolver atividades para incluir pessoas que antes não eram contempladas. Vamos realizar um planejamento da gestão para organizar as ações já nesse primeiro ano. Sempre com diálogo e respeito a todos e todas que compõem a nossa categoria.

Fonte: FEC Bahia