Centrais e Superintendência do Trabalho debatem ações conjuntas na Bahia

Centrais e Superintendência do Trabalho debatem ações conjuntas na Bahia

Geral 29/05/2023 Escrito por:

Manter reuniões constantes para ouvir as demandas das categorias de trabalhadores e definir ações conjuntas foi o ponto principal do encontro entre a nova superintendente regional do Trabalho e Emprego (SRTE), Fátima Freire, e representantes de centrais sindicais na Bahia. O evento aconteceu nesta segunda-feira (29).

"Por orientação do presidente Lula e do ministro do Trabalho e Emprego (MTE), Luiz Marinho, os órgãos ligados à pasta devem estreitar a relação com o movimento sindical para construir e aplicar as políticas públicas que podem melhorar o ambiente de trabalho e resolver melhor os conflitos trabalhistas. Vamos ter reuniões mensais  para realizar essa missão de reconstruir as boas relações de trabalho", afirmou a titular da SRTE.

Segundo Fátima Freire, o MTE quer que os sindicatos encaminhe demandas de conflitos para que a SRTE possa mediar reuniões entre as entidades ligadas aos trabalhadores e as empresas. "Assim como mediamos a reunião entre os rodoviários e empresários de ônibus, evitando a greve e assegurando um acordo, queremos que outras categorias possam reforçar as negociações", destacou.

A presidenta da CTB Bahia, Rosa de Souza, considera importante reconstruir as políticas que interessam à classe trabalhadora ouvindo suas representações. "É muito positivo o governo Lula ouvir a sociedade. Assim, poderemos colocar nossas pautas e, também, contribuir com a aplicação dos projetos do MTE. Essa iniciativa valoriza o movimento sindical e suas categorias", enfatizou.

Participaram do encontro o vice-presidente da CUT, Leonardo Urpia; o presidente da UGT, Marcelo Carvalho, e Marcos Rogério, dirigente da CSB.