No Sul, Rosa debate com sindicalistas e acompanha eleições

No Sul, Rosa debate com sindicalistas e acompanha eleições

Geral 25/05/2023 Escrito por:

Em agenda na região Sul, a presidenta da CTB Bahia, Rosa de Souza, acompanha as eleições do Sindicato dos Comerciários e participa de atividade organizada por dirigentes sindicais filiados ao PCdoB.

No encontro com sindicalistas, realizado nesta quarta (24), o debate foi sobre os desafios do sindicalismo classista no momento atual. "Precisamos aprimorar nossa ação, pois o governo Lula está buscando implantar medidas avançadas para dinamizar a economia e gerar emprego, mas enfrenta um Congresso mais conservador. O movimento sindical pode contribuir, junto as suas basess, com o projeto vencedor nas eleições", afirma Jairo Araújo, que é presidente da FEC Bahia (Federação dos Comerciários).

Rosa destacou que o cenário atual é mais complexo do que nos dois primeiros mandatos de Lula. "Não podemos achar que Lula na Presidência vai resolver facilmente todos os problemas deixados por dois governos desastrosos. As centrais, os sindicatos e as organizações do movimento social devem se manter mobilizados e fazendo esses debates na sociedade. Por isso, esse evento no Sul é importante, até para estimular encontos em outras regiões", enfatiza.

ELEIÇÕES

Nesta quinta (25), o Sindicato dos Comerciários de Itabuna e Região realiza suas eleições para a diretoria. Apenas uma chapa se inscreveu para participar do pleito, a Chapa 1 – Esperançar na Luta, liderada por Amanda Santos. 

Rosa exalta o fato de a entidade ter a primeira mulher como presidenta em 77 anos. "Amanda tem demonstrado sua capacidade de liderança, assegurando que o sindicato siga sua trajetória de lutas em defesa da categoria comerciária e da sociedade itabunense. É muito importante para a emancipação feminina que mulheres assumam posições de poder nas entidades e na política", pondera.

Formada em serviço social, a dirigente é vice-presidenta do sindicato, coordenadora regional Sul da CTB (Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil), diretora da Federação dos Comerciários da Bahia e dirigente da UBM (União Brasileira de Mulheres).