CTB com APLB pelo reajuste do piso e a revogação do Ensino Médio

CTB com APLB pelo reajuste do piso e a revogação do Ensino Médio

Geral 22/03/2023 Escrito por:

Convocada pela Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE), os profissionais da Educação realizam, nesta quarta (22), uma paralisação geral em todo o Brasil. A categoria quer a revogação do Novo Ensino Médio, o pagamento do piso salarial do Magistério, a valorização dos profissionais da Educação e mais investimentos no setor.

Na Bahia, a APLB-Sindicato comandou os atos, como o da Praça da Piedade, em Salvador. "O Novo Ensino Médio vai ampliar a desigualdade social entre os estudantes da rede pública e privada. "Condena a juventude pobre a se contentar com um curso técnico, o básico de uma educação precária e não alcançar à universidade. É a desconstrução do futuro e a redução da carga horária de professores. Defendemos uma educação igual para todos", explicou o coordenador geral da APLB, professor Rui Oliveira.

Secretário de Formação da CTB Bahia, José Lourenço Dias (também professor) destacou a necessidade de envolver a sociedade nesse debate. "Nossa Central está ao lado das entidades da Educação nessa luta justa. A população precisa participar, pois diz respeito ao futuro dos nossos filhos", afirmou.

PISO

A CNTE quer o reajuste do Piso Nacional do Magistério na carreira e a cobrança para que o governo federal encaminhe a regulamentação da Lei de Diretrizes e carreira para valorizar todos os que fazem a escola funcionar.

Segundo a entidade, apesar de garantido em lei desde 2008, o piso ainda não é cumprido por todos os estados e municípios. Além disso, o reajuste anual garantido aos educadores e educadoras não se estende a todos os trabalhadores e trabalhadoras devido a medidas que ainda não foram adotadas pela União.

com informações da CTNE e APLB