Ailton Araújo exalta projeto inovador para entregadores de moto e bike 

Ailton Araújo exalta projeto inovador para entregadores de moto e bike 

Geral 09/03/2023 Escrito por:

Uma nova era de valorização e mais qualidade de vida para entregadores de APP que trabalham de moto e bike se inicia nesta quinta (09). A Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre) lançou o ‘Projeto Cooperativa de Plataforma e Aplicativo para a categoria, que tem investimento de mais de R$ 770 mil reais, por meio do FUNTRAD. O ato aconteceu no auditório do Parque Tecnológico da Bahia, na Paralela, em Salvador.

Segundo a Setre, o projeto tem como objetivo assessorar a formação de cooperativas de plataforma, com a participação mínima de 100 motos e bikes como uma alternativa aos serviços de entrega online oferecidos por empresas. "É um projeto inovador e pioneiro no Brasil, que vai permitir esses profissionais disputarem mercado com as chamadas Big Techs. A organização em cooperativa e com a plataforma permitirá que a categoria trabalhe e produza os resultados para ela mesma. Isso vai ajudar a acabar a superexploração a que são submetidos e a lhes dar mais qualidade de vida", afirmou o titular da Setre, Davdison Magalhães.

A CTB Bahia marcou presença com o secretário geral Ailton Araújo e apoia integralmente a iniciativa. "A Setre está de parabéns ao colocar novas tecnologias para melhorar a vida das pessoas e dos trabalhadores. A plataforma vai empoderar esses profissionais, que deixarão de ficar reféns das empresas. Precisamos ser multiplicadores desse projeto e a CTB dará todo apoio aos entregadores nesse novo momento", enfatizou.

CATEGORIA APROVA

Para o presidente do Sindimoto Bahia, Marcelo Barbosa, o projeto é muito importante. "A plataforma vem para garantir respeito e valorizar os trabalhadores. Parabenizamos a Setre e a todos que contribuem com nossa categoria e com essa iniciativa. Aproveito para entregar um documento pedindo apoio do secretário Davidson Magalhães para nos ajudar na obtenção de financiamento junto a Desenbahia, para que possamos renovar nossos equipamentos de trabalho", destacou.

A plataforma é vinculada a Superintendência de Economia Solidária da Setre, dirigida por Wenceslau Júnior, que reforçou a relevância da ação. "É um projeto transversal, pois é parte de um conjunto de ações para melhorar o trabalho e a vida dos entregadores que trabalham com moto e bike. A plataforma mostra como é possível combater a precarização do trabalho usando a tecnologia. Vamos garantir formação e qualificação para a categoria usar bem esse instrumento", declarou.

Além de vários trabalhadores, participaram do ato Rubens Delgado, atual presidente SOFTEX Nacional (da área de inovação digital), Leandro Messias; da Abrasel (Associação Brasileira de Bares e Restaurantes) e Henrique Baltazar, da Federação Nordeste dos profissionais do setor; o Ministério Público do Trabalho, além da Secretaria de Ciência e Tecnologia (Secti).