Ivanilda Brito é eleita para coordenação do FNDC, que exige saída do ministro

Ivanilda Brito é eleita para coordenação do FNDC, que exige saída do ministro

Geral 05/03/2023 Escrito por:

Importante espaço de discussão, reflexão e ação política na área de comunicação, o Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação (FNDC) terminou, neste domingo (5) em São Paulo, sua 24ª Plenária Nacional, quando debateu temas importantes e elegeu sua nova coordenação nacional. 

Secretária de Imprensa da CTB Bahia e presidenta do Sindsaúde Bahia, Ivanilda Brito representará a CTB na coordenação-geral, que será exercida por Admirson Ferro (Greg), da Central Única dos Trabalhadores (CUT). Na composição tem ainda Maria José Braga (Federação Nacional dos Jornalistas - Fenaj) e representantes da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE), Intervozes (Coletivo Brasil de Comunicação Social), Associação Brasileira de Rádios Comunitárias (Abraço) e o Centro de Estudos da Mídia Alternativa Barão de Itararé.

"Me honra muito ter sido eleita para essa importante missão. Na coordenação do FNDC, levarei as ideias e propostas da CTB para ajudar esse trabalho relevante que é debater e lutar para que a comunicação se democratize no País, ajude a reconstruir o Brasil e a implementar uma sociedade mais justa socialmente e economicamente, além de combater, com firmeza, as fake news e as ideias absurdas da extrema direita brasileira. Vamos atuar para fortalecer o FNDC nesse novo momento", afirmou Ivanilda.  

PARTICIPAÇÃO EXPRESSIVA

Participaram 56 delegados de entidades nacionais e de comitês estaduais do FNDC, além de 34 observadores, em formato híbrido (presencial e pela internet), totalizando 90 participantes, de 18 estados: Bahia, Ceará, Distrito Federal, Maranhão, Minas Gerais, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Pará, Paraíba, Piauí, Pernambuco, Paraná, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Roraima, Rio de Janeiro, Santa Catarina e São Paulo. 

Além de Ivanilda Brito, a bancada baiana estava representada por mais 10 dirigentes, como o vice presidente da CTB Bahia, Emanoel Souza (da Federação dos Bancários da Bahia e Sergipe), Zezé (Sinponjud) e Adelmo Andrade (Sindicato dos Bancários da Bahia), entre outros.

SAÍDA DO MINISTRO, EBC E DEBATES

A plenária aprovou uma moção pública para exigir a saída imediata do atual ministro das Comunicações, Juscelino Filho (União Brasil), por ter forte vinculação com bolsonaristas e ser alvo de denúncias, publicadas na imprensa, de uso indevido de aeronaves oficiais para participação em eventos particulares. Além de usar recursos do orçamento secreto para asfaltar estradas que dão acesso a propriedades rurais de sua família, no Maranhão. 

Os delegados também aprovaram outra moção: em defesa da recriação do Conselho Curador da Empresa Brasil de Comunicação (EBC). Para o FNDC, "é um espaço fundamental para a garantia do caráter público da empresa, pois acolhe a participação da sociedade civil e, com ela, aponta diretrizes para o funcionamento da EBC".

Segundo a organização, a realização da Plenária aconteceu em um momento ímpar para os movimentos sociais no Brasil, com a vitória do presidente Lula, "que rem a tarefa de reconstruir o país e fortalecer a nossa democracia". Durante o evento, os participantes debateram a conjuntura política, o balanço das ações, estratégia e plano de ação.

com informações do FNDC