Lucimara destaca ação da PGE e quer punição maior para vereador gaúcho

Lucimara destaca ação da PGE e quer punição maior para vereador gaúcho

Geral 01/03/2023 Escrito por:

Depois de ser expulso do seu partido, o Patriotas, o vereador bolsonarista de Caxias do Sul (RS), Sandro Fantinel, deve sofrer novas punições, exigidas por vários segmentos da sociedade. Só para lembrar o fato: na Câmara Municipal, ele ofendeu os trabalhadores baianos encontrados em situação análoga a escravidão em Bento Gonçalves, no Rio Grande do Sul. Por isso, já existem dois pedidos de cassação do seu mandato na Comissão de Ética da Casa.

Segundo a secretária de Políticas de Promoção da Igualdade Racial da CTB Nacional e secretária de Políticas Sociais da CTB BAhia, Lucimara Cruz, diante do quadro, há necessidade urgente de ações mais abrangentes. "Pois o fato vai além do trabalho correlato à escravidão. “Apesar de ter relação direta com a questão racial, abrange outras formas de opressão, como a de gênero, a xenofobia, o tráfico de pessoas e o uso de trabalho infantil”, enumerou. 

Lucimara destacou a iniciativa da Procuradoria Geral do Estado (PGE-BA), que, acionada pelo governador Jerônimo Rodrigues, entrará com representação contra o vereador junto ao Ministério Público Federal, por entender que houve prática de racismo e apologia ao crime. "É importante essa ação do governo baiano e fundamental que a Bahia se mobilize para exijir punição severa para um agente público que deveria combater essa prática de trabalho escravo, em pleno século 21", pondera. 

Na justificativa da expulsão, o Patriotas disse que a fala de Fantinel desrespeitou a dignidade humana ao se referir "de forma vil a seres humanos tristemente encontrados em situação degradante". E que "essa situação torna inconciliável sua permanência nas fileiras do Patriota, partido que prima pelo respeito às leis, à vida e à equidade". Em seu discurso, o parlamentar disse aos agricultores gaúchos que "não contratem mais aquela gente lá de cima". "Única cultura que os baianos têm é viver na praia tocando tambor", disse, minimizando a exploração sofrida pelos trabalhadores.

QUEM É FANTINEL

O vereador Sandro Fantinel tem 54 anos e é um empresário bolsonarista, exercendo seu primeiro mandato político. O seu patrimônio disparou em dois anos, conforme declarações dadas ao TSE (Tribunal Superior Eleitoral). Fantinel declarou R$ 13 mil ao listar apenas um bem ao se candidatar a vereador em 2020: um veículo Ford Courier ano 2007. Mas, no ano passado, quando concorreu a deputado estadual (não foi eleito), declarou R$ 311 mil, distribuídos em três terrenos, um carro, uma participação societária e um depósito bancário. 

O FATO

Cerca de 207 pessoas foram resgatadas em Bento Gonçalves e a maioria era da Bahia. Elas trabalhavam para uma empresa prestadora de serviço contratada pelas vinícolas Aurora, Salton e Cooperativa Garibaldi. Eram obrigadas a viver em um alojamento sujo, comendo comida estragada. Os patrões também usavam choques elétricos e spray de pimenta, segundo depoimentos.

com informações da CTB Nacional e Revista Fórum