Rui Oliveira e Ivanilda celebram a Mudança do Garcia na mudança do Brasil 

Rui Oliveira e Ivanilda celebram a Mudança do Garcia na mudança do Brasil 

Geral 20/02/2023 Escrito por:

Toda segunda-feira de Carnaval, no Campo Grande, a grande expectativa é pela entrada na avenida do bloco Mudança do Garcia, que "atropela" o desfile oficial e entra no circuito Osmar com toda sua irreverência, protestos e várias entidades sindicais e do movimento social. Esse ano, o bloco celebrou a democracia no tema do Carnaval 2023. Na verdade, mais que um bloco é um movimento que busca manter a tradição e preservar os valores da cultura popular, além de manter críticas e protestos de forma pacífica. É parte do Carnaval da Bahia, marcado pela diversidade.

A CTB Bahia e sindicatos filiados marcaram presença com vários dirigentes agitando a caminhada do bairro do Garcia até o Campo Grande. "É um momento especial para o nosso povo e os sindicatos que participam da Mudança. É o espaço mais democrático do Carnaval, onde as categorias mostram suas reivindicações para quem está na festa, especialmente nesse novo momento do nosso país com Lula", disse Ivanilda Brito, presidenta do SindSaúde Bahia e secretária de Imprensa da Central.

Para o coordenador geral da APLB-Sindicato, professor Rui Oliveira, a Mudança é sinônimo de resistência. "Há décadas, o bloco desafia as dificuldades e quebra os protocolos oficiais para protestar com alegria e muita irreverência. Por isso, o movimento sindical participa e reforça essas características que, de certa forma, parecem com a luta dos trabalhadores por melhores dias. E que bom que esse retorno acontece com o novo Brasil sendo conduzido por Lula, nos dando mais esperança", afirmou.
 
Durante o desfile, participaram os dirigentes Ailton Araújo (dos Bancários e que representou a CTB na organização e conduziu a nossa presença no desfile); Reginaldo Alves (APLB e vice-presidente da CTB); Weslen Moreira (APLB), Sônia Maria (Fetracom); Silvio Pinheiro (Metalúrgicos); Bruno Carianha (servidores municipais); Florisvaldo Bispo (Sintracom) e Zezé (Sinpojud).