Em Salvador, CTB reforça ato dos bancários contra juros altos

Em Salvador, CTB reforça ato dos bancários contra juros altos

Geral 14/02/2023 Escrito por:

A luta contra a política de juros altos do Banco Central (BC) ganhou a força da categoria bancária em todo o Brasil. Entidades dos trabalhadores realizaram, nesta terça-feira (14), protestos contra a medida criticada duramente pelo presidente Lula (PT). Em Salvador, o ato aconteceu às 9h, em frente à sede do BC, no Centro Administrativo da Bahia (CAB). 

Representando a CTB Bahia, o vice-presidente Reginaldo Alves destacou a importância da manifestação. "Para a central, baixar os juros representa a possibilidade de geração de mais empregos. Juros altos comprometem a economia e a soberania do Brasil. O Banco Central nunca foi independente, pois é influenciado pelos banqueiros. Os bancários contam com nosso apoio nesse enfrentamento contra o mercado financeiro", disse.

Segundo o presidente do Sindicato dos Bancários e vereador Augusto Vasconcelos (PCdoB), é essencial pressionar o BC para baixar os juros. "Taxa Selic a 13,75% e descontada inflação é a mais alta do mundo. Isso  inviabiliza o acesso ao crédito, impede a retomada da industrialização e prejudica os mais pobres. O Banco Central deve estar a serviço do desenvolvimento do País e da geração de empregos, e não pode sabotar a economia", afirmou.

Presidente da Federação dos Bancários da Bahia e Sergipe, Hermelino Neto destacou que a pressão vai continuar nas ruas e nas redes sociais. "Não vamos aceitar o Banco Central subserviente ao mercado financeiro e aos banqueiros. Recentemente, os quatro maiores bancos do País divulgaram lucros de R$ 100 bilhões. Queremos um novo projeto de desenvolvimento para o Brasil e isso passa por baixar os juros", enfatizou.