CTB e sindicatos apoiam Lula contra os juros altos, que prejudicam a economia 

CTB e sindicatos apoiam Lula contra os juros altos, que prejudicam a economia 

Geral 07/02/2023 Escrito por:

Após várias medidas importantes para reconstruir o Brasil e nossa economia, o presidente Lula tem seu primeiro embate com o mercado financeiro e o Banco Central "independente". O chefe de estado brasileiro critica duramente a atual política de juros praticada pelo BC, com a taxa Selic em 13,75%. 

É uma questão central na economia de qualquer país. Geralmente, o Banco Central aumenta o juros para controlar a inflação, que em 2022 ficou em 5,79%, pelo IPCA. Vários especialistas em economia apontam que a manutenção dos juros em um patamar tão alto contraria os interesses nacionais, encarece o crédito e dificulta investimentos para a retomada do desenvolvimento do país.  

Em seu artigo “Quem manda na política monetária?”, o economista Paulo Kliass afirma que o “Copom deveria ter a obrigação de acompanhar a legitimidade do governo que acabou de tomar posse e articular a política monetária às necessidades mais gerais da política econômica”. Ele vai na linha de outros economistas, segundo os quais a manutenção da Selic tão alta só interessa ao setor financeiro, que ganha com a especulação, sem gerar empregos ou contribuir com os interesses da maioria da população.

Outra questão para se refletir é a esse mito da autonomia do Banco Central, aprovada pelo governo anterior que tinha o banqueiro Paulo Guedes à frente do Ministério da Economia do País. Ela esconde um objetivo maior, que é entregar aos bilionários do sistema financeiro a condução da economia. 

A CTB Bahia os sindicatos filiados se juntam a todos os setores que querem um Brasil crescendo sua economia com a valorização do trabalho, dos salários, do setor produtivo e do mercado interno. Que só é impossível com os juros baixos. Vamos mobilizar a sociedade e mostrar que esse assunto interessa muito a quem mais precisa do Estado investindo no social e fazendo o país se desenvolver, especialmente com a contribuição dos bancos públicos.

A DIREÇÃO DA CTB BAHIA