Coordenações regionais da CTB fazem balanço e levantam prioridades  

Coordenações regionais da CTB fazem balanço e levantam prioridades  

Geral 21/01/2023 Escrito por:

Um ano com lutas e ações em várias frentes para as entidades filiadas à CTB Bahia no estado. Esse foi o principal  resultado dos debates em relação ao trabalho das coordenações regionais, durante a reunião da direção estadual da Central, realizada nesta sexta-feira (20), em Salvador. Além de relatarem o balanço das atividades, os dirigentes definiram as prioridades.

Coordenador regional do Norte, José Manoel, o "Zezinho, apontou como positivas a experiência na região das caravanas da CTB nas cidades e a plenária de mulheres.

Celso Argolo, coordenador da Regional Jequié, pediu mais visitas da direção ao interior e propôs que se implante um regimento para as coordenações regionais.

Responsável por Paulo Afonso, João Neto sugeriu a realização de seminários e encontros regionais, com temas que vão além do mundo do trabalho, como o debate que a região fez sobre diversidade e população LGBTQIA+.

A coordenadora regional do Portal do Sertão, Daiana dos Santos, destacou a importância de se definir um calendário de lutas e a realização de reuniões mensais. Também indicou que as coordenações devem ter redes sociais e lembrou que a Regional acompanhou eleições sindicais e esteve em várias empresas com os sindicatos.

Representando Amanda Santos, pela Regional Sul, Rodrigo Cardoso disse que lá as reuniões são semanais, que a CTB tem acompanhado eleições sindicais e está presente em manifestações das categorias, especialmente em Itabuna e Ilhéus. O dirigente falou da importância de novas ações para combater a extrema direita, que tenta desestabilizar o governo Lula.

Para a Região Metropolitana de Salvador, Iglésias Cabalero pediu ajuda visando superar a falta de estrutura e mapear os sindicatos filiados na região. O dirigente sugeriu um seminário de planejamento da direção estadual com as regionais, e informou sobre a organização de pescadores e marisqueiras.

Coordenadora regional da Chapada Diamantina, Mariá Reis destacou as atividades realizadas com as mulheres trabalhadoras e indicou a necessidade de cursos de formação sindical para dirigentes.