Secretarias da CTB Bahia apontam demandas para o ano

Secretarias da CTB Bahia apontam demandas para o ano

Geral 20/01/2023 Escrito por:

Além das definições políticas para as ações da CTB Bahia neste ano, a reunião da direção estadual da Central, nesta sexta-feira (20), no Sindicato dos Bancários, também tratou das diretrizes gerais para as coordenações regionais e as secretarias. O encontro contou com a presença do presidente nacional da CTB (Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil), Adilson Araújo.

Como tudo depende de recursos financeiros, quem falou primeiro foi o secretário de Finanças, Davi Rodrigues. Ele relatou a situação difícil. "Nossa arrecadação caiu bastante com os ataques do governo Bolsonaro aos sindicatos. Mesmo assim, buscamos garantir o básico e algumas ações importantes. Estamos visitando as entidades e as regionais para falar da importância de manter as contribuições. Os sindicatos de trabalhadores rurais se mantém em dias graças a um convênio da Contag e o INSS. Vamos ver outras alternativas junto as nossas entidades", enfatizou.

Ivanilda Brito, secretária de Imprensa lembrou do Encontro Nacional de Comunicação da CTB, que acontecerá em Salvador, no mês de março. "A ideia é construir uma grande rede de comunicadores do movimento sindical classista e melhorar o compartilhamento dos nossos conteúdos", pontuou.

Para o secretário de Combate ao Racismo, Jerônimo Júnior, com as eleições de Lula e Jerônimo [governador da Bahia], abriram-se janelas de oportunidades. "Vamos buscar parcerias junto à Secretaria Estadual de Promoção da Igualdade Racial para projetos de combate ao racismo no mercado de trabalho. Elaboraremos um plano em reunião no dia 25 ou 26 de março, virtualmente", destacou.

DOCUMENTO ORIENTADOR

A secretária de Saúde, Cherry Almeida, pediu a mobilização para a Conferência Nacional de Saúde, que será precedida pelas conferências estadual e municipais, além do Bienário Nacional de Saúde, que será online no dia 31 de janeiro. Secretária de Políticas Sociais, Lucimara Silva destacou as eleições da Assufba (em fevereiro) e o desafio de reforça iniciativas na formação e na comunicação. O secretário de Formação, Lourenço Dias, falou das eleições da APLB-Sindicato, pediu solidariedade entre as categorias e informou que a pasta 

O secretário geral Ailton Araújo disse que todas as ponderações e sugestões serão sistematizadas em um documento que servirá de orientação geral para as regionais e os sindicatos filiados. "Vamos reunir os secretários das pastas para definir como encaminhar o que foi proposto na reunião", afirmou.