CTB Bahia debate ações para garantir 2023 como ano da virada

CTB Bahia debate ações para garantir 2023 como ano da virada

Geral 20/01/2023 Escrito por:

Com a presença do presidente nacional da CTB (Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil), Adilson Araújo, a direção da CTB Bahia realizou sua primeira reunião do ano com boas expectativas para 2023. O encontro aconteceu no Sindicato dos Bancários, em Salvador.

Na abertura a presidenta da Central, Rosa de Souza, falou da possibilidade de mudanças na política e na economia, com o governo Lula. "É tempo de reconstrução do Brasil, das políticas sociais e do resgate de direitos perdidos. E o movimento sindical terá a tarefa importante de mobilizar nossas categorias para isso. Com autonomia frente aos governos, vamos atuar para que o desenvolvimento econômico proposto por Lula e Jerônimo seja com a valorização do trabalho", afirmou.

Adilson Araújo destacou que a classe trabalhadora e o sindicalismo terão grandes desafios, como tirar o Brasil da "lista suja" da OIT [Organização Internacional do Trabalho]. "É hora de reverter a onda de retrocessos na área trabalhista, fortalecer o trabalho nos espaços institucionais, realizar muita luta social e reindustrializar vários setores produtivos. Lutar e garantir a governabilidade é nossa tarefa maior. A CTB e os sindicatos precisam jogar papel nos locais de trabalho", enfatizou.

O secretário geral Ailton Araújo lembrou que, mesmo com dois anos de dificuldades, por conta da pandemia, muito foi feito. "Realizamos várias ações virtuais e presenciais. Parabenizamos as coordenaações regionais pelas mobilizações, especialmente nas eleições de outubro. Hoje, vamos debater a conjuntura, nossa organização, finanças, as demandas regionais e o calendário de ações", pontuou.

CRESCER E FORTALECER

Dirigente nacional da CTB, Pascoal Carneiro exaltou como positivo o encontro com Lula. "Um dia após a reunião, o STF anulou um ponto importante da reforma, que obrigava o trabalhador a pagar as custas judiciais se perdesse o processo", pontuou. O dirigente disse ainda que a Central ampliou sua presença em vários estados, como no Sul, e que "agora é avançar mais".

Wilmaci Oliveira, que é presidenta do Sindicatos dos Servidores e vereadora em Itabuna, lembrou que Lula indicou a retomada das lutas. "Temos que politizar as ações sindicais para elevar o nível de consciência das categorias para o novo governo avançar", afirmou, reforçando que é preciso ampliar a presença feminina nos espaços de poder, no sindicalismo e na política.

O presidente da FETAG-BA, João da Cruz, reforçou a parceria da entidade com a CTB nas lutas. "Seguiremos mobilizandos os STRs e contribuindo com a Central em sua organização. E contamos com o apoio de vocês para enfrentar a tentativa de criação de entidades da agricultura familiar em nossas bases", conclamou.

A dirigente do STR de Itabuna, Cristina Vitória, pediu apoio para mobilização das entidades para a Marcha das Margaridas, que acontecerá no mês de agosto, em Brasília. "Estamos passando uma rifa para angariar fundos e pedindo a colaboração dos sindicatos para garantir um grande evento", destacou.