Na próxima sexta (16), as operárias da construção civil de Salvador debaterão a autonomia econômica e social, e o enfrentamento à violência contra as mulheres. O encontro acontece às 9h, na sede do SINTRACOM-BA, na Barroquinha, é aberto para trabalhadoras de todas as categorias e visa discutir o cenário atual da mulher no mercado de trabalho, com atenção especial ao setor da construção.
A palestra principal, cujo tema é “Autonomia econômica e social e enfrentamento à violência contra as mulheres”, será ministrada pela secretária estadual de Políticas para Mulheres, Julieta Palmeira. O evento terá a presença da presidenta da FLEMACOM, Lúcia Maia; da secretária de Mulheres do SINTRACOM-BA, Edinalva Bispo; do presidente do SINTRACOM-BA Carlos Silva; de Sônia Maria (secretária de Políticas Sociais e Combate ao Racismo da FETRACOM-BA) e da presidenta da CTB-Bahia, Rosa de Souza.
"É sempre importante quando as trabalhadoras dedicam um tempo seu para debater a sua realidade na sociedade e no mercado de trabalho. É assim que vamos vencer todos esses problemas que afetam as mulheres brasileiras. A CTB Bahia leva a voz do sindicalismo baiano para o encontro visando contribuir com as operárias da construção civil nessa importante discussão", diz Flora Lassance, secretária da Mulher Trabalhadora da Central.
O encontro será o momento de debater estas questões e criar estratégias que propiciem ações para o desenvolvimento da política de promoção da igualdade de oportunidades no mundo do trabalho pela Secretaria de Políticas para as Mulheres do SINTRACOM-BA. Haverá, ainda, um ato cultural com Soraya Amorym, dirigente do Sindifarma e do Coletivo de Mulheres da CTB-Bahia, a confraternização do Coletivo de Mulheres da CTB-Bahia e o lançamento do Podcast “Rapidinha com Elas”, que tem o objetivo de escutar mais mulheres e suas vivências em diferentes esferas da sociedade.