CTB participa do 20 de Novembro, que homenageia Alaíde do Feijão

CTB participa do 20 de Novembro, que homenageia Alaíde do Feijão
CTB Bahia presente no 20 de Novembro

Geral 20/11/2022 Escrito por:

Mesmo com a chuva no início da manhã, entidades e centenas de pessoas participaram, neste domingo (20), da 43ª Marcha da Consciência Negra Zumbi/Dandara dos Palmares. Dirigentes de vários sindicatos classistas e da CTB Bahia marcaram presença levando bandeiras e muita energia ao evento.

Além dos protestos contra o racismo e a desiguladade no Brasil, o ato homenageou a cozinheira baiana Alaíde do Feijão, que morreu em decorrência de Covid-19 no início do ano. Segundo a UNEGRO, uma das organizadoras da caminhada, a homenagem foi por conta das contribuições dela ao movimento negro e para dar visibilidade ao seu restaurante, ponto de encontro de ativistas da luta antirracista.

O movimento percorreu as ruas do Centro de Salvador e se dirigiu até o restaurante que pertencia à Alaíde, no Pelourinho. No percurso, duas paradas: na Piedade, para reverenciar os líderes da Revolta dos Búzios – importante movimento de luta pela independência e igualdade racial (entre 1798 e 1799) - e na praça onde fica a estátua de Zumbi dos Palmares.