CTB participa do 20 de Novembro, que homenageia Alaíde do Feijão
Geral 20/11/2022 Escrito por:
Mesmo com a chuva no início da manhã, entidades e centenas de pessoas participaram, neste domingo (20), da 43ª Marcha da Consciência Negra Zumbi/Dandara dos Palmares. Dirigentes de vários sindicatos classistas e da CTB Bahia marcaram presença levando bandeiras e muita energia ao evento.
Além dos protestos contra o racismo e a desiguladade no Brasil, o ato homenageou a cozinheira baiana Alaíde do Feijão, que morreu em decorrência de Covid-19 no início do ano. Segundo a UNEGRO, uma das organizadoras da caminhada, a homenagem foi por conta das contribuições dela ao movimento negro e para dar visibilidade ao seu restaurante, ponto de encontro de ativistas da luta antirracista.
O movimento percorreu as ruas do Centro de Salvador e se dirigiu até o restaurante que pertencia à Alaíde, no Pelourinho. No percurso, duas paradas: na Piedade, para reverenciar os líderes da Revolta dos Búzios – importante movimento de luta pela independência e igualdade racial (entre 1798 e 1799) - e na praça onde fica a estátua de Zumbi dos Palmares.