Jerônimo destaca importância do ato na estátua de Zumbi

Jerônimo destaca importância do ato na estátua de Zumbi

Geral 19/11/2022 Escrito por:

Mesmo não tendo a tradicional Lavagem da Estátua de Zumbi dos Palmares, a União de Negros Pela Igualdade (Unegro) realizou, neste sábado (19), importante ato em frenta ao monumento que fica no Centro Histórico de Salvador. O ato contou com a presença de representantes dos movimentos sociais e do movimento sindical, como a Federação dos Metalúrgicos da Bahia, Sindicato dos Bancários e a CTB Bahia.

Para Jerônimo Júnior, secretário de Combate ao Racismo da CTB, o 20 de Novembro sempre terá a reverência a Zumbi dos Palmares. "A existência dessa estátua tem uma história de luta do movimento negro em Salvador. Temos que formar uma nova geração, consciente das lutas populares por igualdade. Hoje, é muito bom vermos estudantes tendo aula aqui na praça sobre essa rica história do povo negro, valorizando nossa resistência e nossas conquistas. É essa visão que norteia a Central ao reforçar manifestações sociais como essa da Unegro", afirmou.

Segundo a presidenta nacional da União de Negros e Negras Pela Igualdade (Unegro), o Dia da Consciência Negra desse ano tem um caráter especial. "Vivemos quatro anos de ataques aos direitos humanos e sociais. Mas, renasceu uma nova esperança com a eleição de Lula. É a nossa primeira vitória contra a extrema direita, que vai querer agir para impedir a reconstrução do Brasil. Nós vamos atuar para resgatar as políticas públicas importantes para o nosso povo, especialmente a população negra. Vamos contribuir com esse novo momento no país", destacou.

O coordenador do Instituto Reparação, Ailton Ferreira, será essencial combinar ações de governo e de massa. "Com Lula, teremos maiores possibilidades de avançar em políticas sociais e econômicas que melhorem a vida dos brasileiros. Mas, não podemos achar que as coisas acontecerão facilmente. Temos que ter muita ação de rua para judar a materializar as mudanças que o Brasil precisa", enfatizou.