Esse ano, o Dia Nacional da Consciência Negra será marcado por um novo sentimento: o de reconstrução do Brasil, com a eleição de Lula para presidente. Seguramente, os sindicatos se juntarão às entidades do movimento negro que combatem o racismo para construir um grande 20 de Novembro.
Segundo o secretário de Combate ao Racismo da CTB Bahia, Jerônimo Júnior, a reconstrução do País deve ter ações e políticas para fazer a economia crescer e gerar empregos, combinadas com iniciativas que combatam um dos graves problemas do Brasil que é o racismo.
"Nesse dia, o movimento negro protesta e celebra várias conquistas, justamente asseguradas nos governos de Lula e Dilma. Entre elas, destaco o Estatuto da Igualdade Racial; a Lei de Cotas nas universidades públicas e no serviço público; o aperfeiçoamos o ordenamento jurídico para combater os efeitos do racismo e promover socialmente as vítimas desse crime", pontua o dirigente.
Para Jerônimo, a luta deve ser ainda mais ampla e firme. "Porquê temos muito ainda a avançar. É necessário, por exemplo, ações que gerem mais oportunidades para os negros no mercado de trabalho e acabem a discriminação salarial; combater a violência policial contra a população negra nas periferias; valorizar mais a cultura africana e acabar o preconceito contra as religiões de matriz africana, entre outras", enfatiza.
O dirigente lembra que o 20 de Novembro celebra a morte, em 1695, do líder do Quilombo dos Palmares, Zumbi. "É o grande inspirador das lutas por liberdade e contra o racismo. A CTB Bahia vai mobilizar as coordenações regionais e os seus sindicatos filiados para reforçar os atos na Bahia. Em Salvador, teremos as marchas no Centro e na Liberdade, além da lavagem da estátua de Zumbi no Centro Histórico, entre outras atividades", destaca.
PROGRAMAÇÃO
19/11 (SÁBADO)
15h - Lavagem da Estátua de Zumbi (Praça da Sé)
20/11 (DOMINGO)
08h às 16h - Feira de Cidadania e Direitos Humanos da Unegro (Mercado Iaô, Cidade Baixa)
9h30 - Marcha Zumbi e Dandara da CONEN (Campo Grande à Praça da Sé)
13h - Caminhada da Liberdade, pelo Fórum de Entidades Negras (Curuzú ao Pelourinho)
21, 22 e 23/11 (SEG, TER E QUA)
Abertura da Semana da Consciência Negra do Sindicato dos Bancários da Bahia