Solidariedade à deputada Olívia Santana e aos eleitores, e repúdio aos PMs

Solidariedade à deputada Olívia Santana e aos eleitores, e repúdio aos PMs

Geral 30/10/2022 Escrito por:

A CTB Bahia repudia veementemente a atitude de dois policiais militares durante as eleições em uma escola de Salvador, neste domingo (30), por imporem intimidação à deputada estadual Olívia Santana (PCdoB) e eleitores que a acompanhavam.

Com a falsa alegação de que pessoas estavam fazendo boca de urna (distribuição de santinhos), os PMs intimidaram os manifestantes ameaçando prender quem estivesse pedindo voto, além de tentar tomar as bandeiras. Mas, vídeos mostram que os eleitores estavam apenas vestidos com camisas e segurando bandeiras de Lula e Jerônimo. Neste momento, a deputada estadual Olívia Santana chegou para saber o que estava se passando e pediu para que os policiais respeitassem as pessoas.

Os PMs insistiam no argumento de havia boca de urna no local e que estavam cumprindo a lei, mesmo sem se observar qualquer material impresso nas ruas ou nas mãos dos eleitores. A parlamentar explicou que eles estavam agindo ilegalmente, pois ninguém estava distribuindo material para pedir voto.

Em um determinado momento, a mãe da deputada Olívia se aproximou para pedir calma aos policiais e acabou passando mal com a situação tensa. Com a firmeza de sempre, a parlamentar ficou ao lados dos eleitores ameaçados e depois foi votar. 

É bom lembrar a resolução do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sobre esse ponto: "É proibido distribuir santinhos na seção eleitoral, mas é permitido o uso de peças de vestuário e acessórios (bonés, fitas, broches, bandanas), bem como o porte de bandeira. A manifestação do eleitor nos locais de votação deve ser “individual e silenciosa”, diz a lei.

A CTB Bahia pede ao governo estadual e ao Comando da Polícia Militar da Bahia que tome as devidas providências contra os policiais que não respeitaram os eleitores, uma deputada estadual e a lei eleitoral. O amor e a esperança vencerão o ódio.

A direção da CTB Bahia