Derrotar Bolsonaro e retomar a dignidade da população brasileira

Derrotar Bolsonaro e retomar a dignidade da população brasileira

Presidenta da PCdoB Salvador

Camaradas,

As notícias da semana mais uma vez nos causaram indignação e revolta. Ver imagens de pessoas e crianças em filas quilométricas para receber doações de ossos de boi, pés e miúdos de frango para saciar a fome foi como assistir a filme de terror. Um absurdo em um país que é o segundo maior produtor de proteína animal do mundo, atrás apenas dos Estados Unidos.

Situação que é resultado da crise econômica provocada pelo desgoverno Bolsonaro e o que ela tem provocado no país. Segundo Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios, divulgada pelo IBGE em agosto, o desemprego já atinge mais de 14 milhões de brasileiros, e isso gera graves repercussões, resultando no aumento da fome, que cresceu 85% entre 2018 e 2020, passando de 10,3 milhões para 19,1 milhões de pessoas, segundo dados da Rede Brasileira de Pesquisa em Segurança alimentar.

A gravidade dessa situação é revelada ainda por um estudo da Universidade de São Carlos, que aponta que uma em cada três crianças brasileiras está com anemia ferropriva, causada pela falta de ferro no organismo, um nutriente encontrado na carne vermelha, no leite e no feijão.

Como se não bastasse a carestia da cesta básica, que já consome cerca de 65% do salário mínimo; a inflação; o preço do botijão de gás, chegando a R$ 120,00 em alguns lugares, que tem levado as pessoas a utilizarem álcool na preparação dos alimentos, colocando suas vidas em sério risco; um novo aumento de combustíveis foi anunciado para este final de semana.

Paulo Guedes X Paraísos fiscais

E enquanto a população passa fome país a fora, recebemos a notícia de que o atual ministro da economia do Brasil, Paulo Guedes, possui mais nove milhões de dólares aplicados em um paraíso fiscal, que aumentam imensamente a sua fortuna devido à política econômica dolarizada que ele mesmo comanda aqui no Brasil juntamente com o presidente do Banco Central, Roberto Campos, que também é citado como investidor nas Ilhas Virgens Britânicas. O mesmo ministro que impõe congelamento salarial e chama servidores públicos de parasitas.

E boa parte da grande mídia, que apoiou o golpe contra a ex-presidenta Dilma e vem fechando os olhos para os crimes da gestão federal contra o Brasil, se cala porque também estão com os nomes de seus proprietários incluídos na lista de milionários que possuem dinheiro aplicado em paraísos fiscais.

Dignidade Menstrual
E como se já não bastasse tanto descaso e falta de compromisso com a vida do povo, na quinta-feira (07/10) fomos surpreendidos com o veto do presidente da República ao Projeto 4968/2019, batizado de Dignidade Menstrual, que prevê a distribuição gratuita de absorventes higiênicos descartáveis para mulheres de baixa renda, estudantes de escolas públicas e mulheres em situação de rua e aquelas que se estão no sistema prisional. Mais uma demonstração de insensibilidade e misoginia do atual presidente do Brasil.

Só para se ter uma ideia, de acordo com o Relatório da Pobreza Menstrual no Brasil, produzido pelo UNICEF e o Fundo de População das Nações Unidas, de maio de 2021, 62% das adolescentes brasileiras já deixaram de ir para a escola ou sair de casa por causa da menstruação. Uma precariedade que afeta cerca de 5 milhões de mulheres e meninas no país.

E os motivos são inúmeros! Vão desde a falta de condições de adquirir absorventes higiênicos à falta de estrutura e de higiene nas escolas como: sanitários com porta, água, sabão, papel higiênico, etc. Este mesmo estudo aponta ainda que muitas jovens se utilizam de roupas velhas, panos usados, jornal e até miolo de pão para conter o sangramento menstrual.

Mulheres defensoras da causa feminina

Mas aqui na Bahia temos mulheres aguerridas e defensoras da causa feminina, que lutam cotidianamente para minimizar os efeitos danosos da pobreza menstrual. Podemos citar como exemplos a deputada estadual pelo PCdoB, Olívia Santana, e a Secretária Estadual de Políticas Para as Mulheres (SPM), Julieta Palmeira.

É de Olivia o Projeto de Lei 24.107/2021, aprovado na Assembleia Legislativa da Bahia em 28/08 e aguardando sanção do governador Rui Costa, que prevê, entre outras ações, a distribuição gratuita de absorventes higiênicos nas escolas, unidades de saúde e unidades prisionais do estado.

A frente da SPM, Julieta lançou em agosto o Projeto Dignidade Menstrual, elaborado em parceria com o Fundo de População das Nações Unidas, que inicialmente vai atender cerca de 206 mil estudantes da rede pública estadual com a distribuição gratuita de absorventes higiênicos.

Combate a Bolsonaro

Situações e comportamentos desprezíveis de um presidente que nós sabemos de que lado está, fazem crescer a nossa revolta e nos impulsionam a reagir, a ocupar as ruas, com união e luta, para exigir punição e sua imediata saída. O povo brasileiro não suporta mais tanto descaso. É preciso dar um basta! 

Por isso, todas, todos e todes devem debater a política e todos os seus desdobramentos, assim como a ausência de políticas públicas, com companheiros e companheiras de trabalho, de escola, com vizinhos e vizinhas para que possamos ampliar a consciência política nas pessoas e impedir que estas situações se repitam.

É urgente ampliar o movimento para derrotar esse desgoverno!

Venha junto com o PCdoB construir uma outra história para esse país!