Caravana bolsonarista na eleição da Câmara

Caravana bolsonarista na eleição da Câmara

Jornalista e presidente do Centro de Estudos da Mídia Alternativa Barão de Itararé

A milícia bolsonarista está encarando a eleição para a presidência da Câmara Federal, que ocorre em 1° de fevereiro, como decisiva para o futuro do “capetão” e dos seus projetos fascistas. Segundo o jornal Estadão, “grupos de apoiadores do presidente Jair Bolsonaro organizam caravanas a Brasília em apoio à candidatura de Arthur Lira (PP-AL)”.

“O dia mais importante para o Brasil”, “Vamos exigir Arthur Lira presidente da Câmara” e “Voto impresso já” são alguns dos dizeres dos cartazes usados para divulgar as excursões para o ato pró-Lira. O movimento “Deus, Pátria e Família” é um dos promotores do ato. Várias outras seitas de extrema-direita também já manifestaram apoio nas redes sociais.

Segundo o jornal, os organizadores das caravanas avaliam que “o líder do Centrão é o único nome na disputa que pode levar adiante a adoção” dos projetos de Jair Bolsonaro, principalmente o do voto impresso para a eleição presidencial de 2022 – uma das bandeiras diversionistas e desestabilizadoras do “capetão” na atualidade.

Marlan Gustavo, um dos empresários que organiza o ato pró-Lira, informa que cerca de 30 caravanas, com até 56 pessoas cada uma, já estão com saídas agendadas de diversas cidades do país para Brasília. A manifestação está planejada para ocorrer na Esplanada dos Ministérios, em frente ao Congresso Nacional, e visa servir de campanha para o líder do Centrão.

O Estadão agrega que vários deputados bolsonaristas já confirmaram presença no ato, mas não apenas em função do voto impresso. “Essa manifestação é meio que contra o Rodrigo Maia, é um ‘tchau, querido’”, afirma a deputada Carla Zambelli (PSL-SP). Outros projetos obscurantistas também serão defendidos, como o do “excludente de ilicitude” – espécie de salvo conduto para a ação violenta da PM tratado como prioridade pelo “capetão” genocida.