Brasil pode ter mais de 25 milhões de desempregados ao fim da pandemia

Brasil pode ter mais de 25 milhões de desempregados ao fim da pandemia

Este autor não possui descrição

A pandemia do novo coronavírus não vai deixar apenas um saldo gigantesco de mortos, ela mergulhará o mundo em uma recessão econômica que perdurará por anos e, em nosso país, pode gerar consequências sociais gravíssimas.

O vírus, apesar de atingir a todos, tem efeito mais devastador nas classes mais vulneráveis que também sofre com o vírus da desigualdade, que mata milhões ano a ano nos quatro cantos do mundo. Como efeito colateral da pandemia, cresce a cada dia mais o número de demissões no país.

De acordo com pesquisa do Núcleo de Conjuntura Econômica e Mercado Financeiro (Nucemf) da UNIFACS, o desemprego no Brasil pode dobrar após a pandemia. Se antes do primeiro caso do vírus, o IBGE indicava que o Brasil possuía 12,2% de desempregados (12,9 milhões de trabalhadores e tabalhadoras sem emprego), as estimativas do Nucemf apontam para um aumento de 12,6 milhões nesse número, podendo elevar os índices de desemprego ao assombroso índice de 23,8%.

Um estudo promovido pela Organização das Nações Unidas, em parceria com a King’s College (Londres) apontou que a recessão consequente da pandemia pode colocar 500 milhões de pessoas na miséria.

Na América Latina, segundo a OCDE, 22 milhões de pessoas podem ser lançados a essa situação, com uma queda média de 5% na renda dos trabalhadores, no que o economista Andy Sumner chamou de “tsunami de miséria”.

Os números são ainda mais duros quando se faz o recorte da segurança alimentar. Segundo a ONU, após a pandemia, o número de pessoas em situação de fome pode chegar a 265 milhões.

Em nosso país, segundo dados do Banco Mundial, temos uma população de 52,8 milhões de pobres, número que pode disparar ao fim da pandemia, agravando ainda mais o cenário social do país. Programas de Renda Básica surgem como alternativa Um dos consensos entre especialistas de todo o mundo sobre os caminhos após a pandemia é o de que existem recursos para se reduzir os impactos sociais da pandemia.

O economista francês Thomas Piketty, por exemplo, afirmou que a crise aponta a necessidade de construção de um sistema econômico diferente e defendeu um modelo tributário que taxe os mais ricos para criar rede de proteção social sólida. Nesse ponto, aqui no Brasil, ainda é tímida a tramitação legislativa das propostas que envolvem a taxação de grandes fortunas.

O auxílio emergencial, criado pelo Congresso Nacional e solicitado por mais de 100 milhões de brasileiros, abriu, em nosso país o debate sobre a questão da proteção social e obrigou o governo e o parlamento a cogitarem a construção de um projeto de renda básica para o povo brasileiro.

Fruto desse debate, dois projetos de lei sobre o tema foram apresentados. Um do Senador José Serra (PSDB-SP) e um do Senador Randolfe Rodrigues (REDE-AP), ambos, no entanto, referenciados no projeto do ex-senador Eduardo Suplicy (PT-SP), que defende o tema há 30 anos. Enquanto o projeto de Serra estabelece critérios de concessão e impõe a taxação de lucros e dividendos para sustento do benefício; o de Randolfe estrutura o benefício, determinando um valor de meio salário mínimo por adulto, mais um quarto de salário por criança ou adolescente menor de 18 anos.

A Renda Básica é, na visão de Eduardo Suplicy, o caminho natural para evolução do Bolsa Família. Desde a implementação do programa que o ex-senador o aponta como etapa inaugural da estrada para que a “Renda Básica de Cidadania” por ele defendida fosse implementada.
Agora, com o fortalecimento do debate sobre o tema da proteção social, em virtude da pandemia, existe uma chama do tema avançar e nele se encontrar a saída para reduzir os impactos sociais da pandemia do novo coronavírus.