SineBahia Mulher - Aqui é trabalho, também para as mulheres

SineBahia Mulher - Aqui é trabalho, também para as mulheres

Superintendente de Desenvolvimento do Trabalho. Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda

“A regra da igualdade não consiste senão em quinhoar desigualmente aos desiguais, na medida em que se desigualam. Nesta desigualdade social, proporcionada à desigualdade natural, é que se acha a verdadeira lei da igualdade... Tratar com desigualdade a iguais, ou a desiguais com igualdade, seria desigualdade flagrante, e não igualdade real.” (Rui Barbosa)

As mulheres baianas têm acesso agora a um novo serviço oferecido pelo governo do Estado. Trata-se do SineBahia Mulher, um braço do SineBahia com unidade especializada no atendimento de mulheres, que está sendo implantado, inicialmente, em Salvador.

A iniciativa partiu da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (SETRE), através da Superintendência de Desenvolvimento do Trabalho (SUDET), e conta com a parceria da Secretaria da Administração do Estado da Bahia (SAEB), via Superintendência de Atendimento ao Cidadão (SAC), e da Secretaria de Políticas para as Mulheres (SPM). É fruto da observação de dados do próprio sistema de intermediação de mão-de-obra existente e cruzamento com informações da Pesquisa de Emprego e Desemprego (PED), elaborada pela Superintendência De Estudos Econômicos E Sociais (SEI) em parceria com o Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese).

As mulheres respondem por quase 52% da população baiana e representam 46% do total de inscritos no SineBahia. Quando se observa quem são os trabalhadores (re)colocados no mercado através do sistema público de empregos, o percentual de mulheres cai para 38,6%, enquanto o número dos homens chega a 61,4%. Ou seja, elas representam mais da metade da população, mas a diferença entre os homens e as mulheres (re)colocados no mercado de trabalho chega a 22,8%. 

Ao se debruçar sobre esta realidade, a Superintendência de Desenvolvimento do Trabalho (SUDET) verificou que, entre os inscritos no SineBahia, em todos os níveis de escolarização as mulheres possuem maior escolaridade que os homens. E mesmo assim elas são menos (re)colocadas que eles no mercado de trabalho, o que revela claramente um corte de gênero quando se trata de colocação e recolocação de mão de obra.

Por outro lado, quando se analisa os números da PED na Região Metropolitana de Salvador observa-se que o desemprego entre as mulheres aumentou em 2018, mesmo que tenha crescido o número de postos de trabalho direcionado a elas. Caiu muito a presença do público feminino na área industrial e mesmo onde se observou variação positiva, esta inserção se deu mais no trabalho autônomo e/ou sem carteira assinada. Enquanto o contingente de homens desempregados se elevou 9%, no caso das mulheres esta elevação foi de 13%, da mesma forma que o nível de renda caiu 2,8% para eles e 4,2% para elas.

Era preciso então uma ação governamental para diminuir esta desigualdade, com promoção de políticas voltadas diretamente a este público. É aqui que surge o SineBahia Mulher. E como sabemos que a situação do desemprego feminino carrega muitos outros condicionantes sociais, a iniciativa teria que ser multidisciplinar, qual seja, manter a linha já utilizada pelo SineBahia na intermediação para todos, porém com algumas especificidades.

O programa foi idealizado para ser um  instrumento efetivo de ação direcionado a mulheres em vulnerabilidade social, sobretudo chefas de família monoparental (quando apenas a mulher arca com as responsabilidades de criar o filho ou os filhos), em situação de desemprego e/ou submetidas a situações de violência doméstica. A primeira unidade, que será implantada em Salvador e servirá de piloto, contará com uma gama de serviços no acolhimento das trabalhadoras que busquem a (re)colocação no mercado de trabalho formal ou autônomo.

Serão oferecidos serviços de intermediação para o trabalho formal, habilitação do Seguro-Desemprego, inscrição para o Contrate.Ba (Intermediação para o Trabalho Autônomo), emissão de Carteira de Trabalho, acolhimento e atendimento psicossocial, Assessoria Jurídica / Orientação Judicial, disponibilização de espaço para criança (Brinquedoteca), inscrição para cursos de qualificação e orientação para o trabalho.

O governo da Bahia já é destaque no atendimento às pautas femininas. Em 2011 criou a Secretaria Estadual de Políticas para as Mulheres (SPM-BA), que tem como um de seus objetivos centrais a promoção da inclusão produtiva da mulher na sociedade. Com o SineBahia Muher, a Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (SETRE) apresenta um instrumento efetivo para que o objetivo acima seja proporcionado.

A missão de um governo de perfil progressista e inclusivo é perseguir permanentemente ações que garantam a melhoria das condições de vida do povo. Em momentos de enormes dificuldades econômicas, como o atual, além da manifestação de desejo e compromisso, é preciso encontrar formas criativas e inovadoras de construir e aplicar políticas públicas. Como disse Rui Barbosa, a regra da igualdade não consiste senão em quinhoar desigualmente aos desiguais, na medida em que se desigualam... Tratar com desigualdade a iguais, ou a desiguais com igualdade, seria desigualdade flagrante, e não igualdade real.
 

Se a Bahia é a terra do trabalho, as mulheres precisam estar inseridas. Eis o SineBahia Mulher.