Ditadura nunca mais!

Este autor não possui descrição

*Nota da CTB Bahia sobre os 50 anos do golpe militar de 1964

A ditadura militar que se instaurou no Brasil a partir de 1º de abril de 1964 veio como contraponto ao crescimento da luta dos movimentos sociais por mais direitos. O golpe contou com o apoio da grande burguesia, do empresariado, do imperialismo norte americano e, principalmente, da grande mídia, que teve papel decisivo nos fatos que levaram à deposição do presidente João Goulart, inclusive escondendo pesquisas que mostravam grande apoio da população ao seu governo.

 

Nos 21 anos que se seguiram, o país enfrentou um dos períodos mais tenebrosos da sua história, com cassação de direitos políticos, perseguição, prisão, tortura e morte daqueles que se mantinham firmes na luta pela retomada da democracia. Estudantes, jornalistas, operários, parlamentares e dezenas de militantes de esquerda tombaram durante a batalha, mas muitos outros se juntaram à luta que culminou com a redemocratização do país em 1985.

 

Mas, o ocaso do regime militar não significou o fim da luta dos brasileiros contra as atrocidades cometidas entre 1964 e 1985. Até hoje, dezenas de famílias continuam buscando informações sobre o que aconteceu com os seus mortos e desaparecidos.

 

Para a CTB Bahia, neste momento em que se completam 50 anos do golpe, é preciso relembrar o que passou e lutar para que todos os fatos ocorridos durante o período da ditadura sejam esclarecidos. Não podemos mais aceitar, que o clima de instabilidade criado pela grande mídia influencie no destino do nosso país. Para tanto, é imprescindível o fortalecimento das comissões da verdade e a democratização dos meios de comunicação. Só assim podemos garantir que as novas gerações conheçam e entendam a história do nosso país, evitando que um golpe contra a democracia volte a acontecer. Ditadura nunca mais!

 

*Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil na Bahia.