Trabalhadores da construção debatem saúde e segurança

Geral CTB Geral 05/11/2015

Nesta quinta-feira (5/11), das 8 às 18 horas, no canteiro de obras da empresa Santa Vitória, no Largo da Vitória, o Sindicato dos Trabalhadores na Indúsria da Construção - Sintracom-BA, a Federação Fetracom-BA e o Fórum de Proteção ao Meio Ambiente do Trabalho promovem o FORUMAT ITINERANTE, um dia de ação social, com a realização de palestras e oficinas sobre saúde e segurança do trabalho na construção civil e a oferta de serviços para a cidadania: aferição de pressão arterial; vacinação e emissão de documentação trabalhista.

As palestras e oficinas serão abordarão os temas: proteções coletivas; trabalho em altura; CIPA; direitos trabalhistas e previdenciários; aposentadoria especial; assédio moral e trabalho seguro.

O presidente do Sintracom-BA, José Ribeiro, lembra que um dos maiores acidentes do trabalho no Brasil, ocorreu na Bahia, em agosto/2011, em obra da construtora Segura, quando um elevador a cabo despencou da altura do 25º andar e provocou a morte de nove operários. E foi com a luta do Sintracom-BA, que os trabalhadores da construção conseguiram um grande avanço na legislação: desde o dia 10 de maio de 2015, está proibido o uso de elevadores com um cabo para transporte de passageiros.

José Ribeiro destaca que o FORUMAT ITINERANTE busca a melhoria de condições de trabalho, com saúde, segurança e qualidade de vida para os trabalhadores (as) da construção.

Para Jessevanda Galvino, coordenadora do Forumat e também coordenadora de Relações do Trabalho e Documentação da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), a ação visa aproximar as instituições com as diversas categorias de trabalhadores.

 

Fonte: Sintracom Bahia.