Dia do Servidor terá protesto na Governadoria

Geral CTB Geral 26/10/2015

Em lugar de festa, protesto. No dia do servidor público, 28 de outubro, os trabalhadores da Secretaria Estadual da Saúde na Bahia (Sesab) farão manifestação em frente à Governadoria (CAB), a partir das 9h, contra a atitude do governo de retroceder nas negociações dos pontos acordados para o fim da recente greve de 22 dias (17 de julho a 7 de agosto). A decisão foi aprovada no Seminário PCCV da Saúde, promovido pelo Sindsaúde-BA no último dia 16, no Hotel Vila Velha.

Os servidores vão cobrar uma audiência com o governador Rui Costa e denunciar a estratégia do governo de postergar o atendimento dos pontos acordados, como a recomposição do adicional de insalubridade e a agilização da progressão, que já deveria ter sido regulamentada, retroativa a novembro de 2014. A gestão também não avançou em relação à inclusão dos profissionais do Grupo Técnico-administrativo no PCCV do Grupo Saúde.

Convidadas pelo sindicato, as secretarias da Saúde e da Administração não enviaram representantes ao evento, apesar da programação incluir painel sobre as propostas da gestão para o próximo Plano Plurianual da Saúde, já que o atual está se encerrando sem que os compromissos tenham sido cumpridos.

Segundo o presidente do Sindsaúde, Sílvio Roberto dos Anjos e Silva, a ausência dos gestores foi uma clara evidência do descaso com a categoria: “Esse é um evento informativo, para subsidiar a discussão sobre a revisão do PCCV. Com essa atitude o governo demonstra distanciamento das questões dos trabalhadores e que a falta de diálogo é uma constante”. Ele lembrou, ainda, que o “desrespeito aos servidores” ocorre às vésperas da realização da Conferência Nacional de Saúde, que terá como tema central justamente a valorização dos trabalhadores da Saúde.

O Seminário foi um momento para atualização das informações sobre o processo de regulamentação do Plano de Cargos (a Lei Nº 5828/1990, que criou o grupo ocupacional serviços públicos de saúde, já passou por três revisões – Lei Nº 8361/2002, Lei Nº 11.373/2009 e Lei Nº 12.598/2012).

Fonte: Sindsaúde Bahia.