Greve dos bancários cresce em toda a Bahia

Geral CTB Geral 13/10/2015

Em greve desde o dia 6 de outubro, os bancários continuam mobilizados em todo o país nesta terça-feira (13/10), oitavo dia de paralisação. Na Bahia, a categoria segue firme na disposição de conquistar um reajuste que garanta aumento real nos salários. O número de agências fechadas chegou a 957 na última sexta-feira, segundo dados da Federação dos Bancários da Bahia e Sergipe.

Os dados confirmam que a greve deste será bem maior que a do ano passado. No dia 3 de outubro de 2014, quarto dia de paralisação, os trabalhadores haviam cruzado os braços em 876 locais de trabalho na Bahia. Sexta este número era bem maior, com expectativa de crescimento nesta semana.

Os bancários estão revoltados com a postura dos patrões, que mesmo com lucros bilionários insistem em uma proposta rebaixada de reajuste, que não repões nem as perdas com a inflação dos últimos 12 meses. “A resposta da categoria é a paralisação das atividades, que a chega a 100% das agências em algumas bases sindicais do interior da Bahia e a tendência é que se aproxime disso também em Salvador e Sergipe na próxima semana. A nossa ideia é parar o máximo de agências possíveis até que os bancos apresentem uma proposta de reajuste que traga aumento real de salários”, afirmou o presidente da Feebbase, Emanoel Souza.