Comerciários de Itabuna lançam campanha salarial

Geral CTB Regional Sul 13/10/2015

O Sindicato dos Comerciários realizou na sexta-feira (9/10), na Praça Adami, o lançamento da Campanha Salarial 2015 dos Trabalhadores e Trabalhadoras no Comércio de Itabuna. Como forma de chamar a atenção da população para a necessidade de valorização da categoria comerciária, responsável pelo principal setor econômico da cidade, o ato contou com uma charanga, palhaço perna de pau e distribuição de acarajés para os trabalhadores.

O ato contou com o apoio de dirigentes da CTB (Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil), dos sindicatos dos Bancários (que inclusive estão em greve), dos servidores municipais (Sindserv). Têxteis e Calçadistas (Sintratec) e Agentes Comunitários de Saúde (SindiAcs/Ace), além do ex-vereador Luís Sena, autor da lei que criou o feriado do Dia do Comerciários, que será comemorado no próximo dia 19 de outubro.

Em sua saudação aos trabalhadores, o presidente do sindicato, Jairo Araújo, afirmou que esta campanha salarial precisa refletir sobre o momento que estamos vivendo e pautar a luta dos trabalhadores do comércio. Ele destacou que os trabalhadores precisam saber identificar seus inimigos e citou o presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha, que tem liderado a ofensiva daquela casa aos direitos dos trabalhadores. “Depois de aprovar a lei da terceirização sem limites a toque de caixa (encontra-se parada no Senado), este senhor, denunciado por corrupção, quer aprovar um projeto que rasga a CLT (Consolidação das Leis do Trabalho), ao permitir que todo o direito seja negociado. Hoje a lei impede isso: não se pode parcelar férias, não se pode parcelar o 13º. Com esse projeto Eduardo Cunha quer que os trabalhadores paguem pela crise”, avaliou Jairo.

O dirigente, que também está vereador pelo PCdoB, mandou um recado para o sindicato patronal. “Não venham para a mesa de negociação dizer que não têm condições de conceder reajuste salarial acima da infração. Somos a principal categoria profissional desta cidade e é justo que tenhamos uma política de valorização! ”, ¬¬¬avisou o dirigente, que defendeu a realização de paralizações em caso de propostas que retirem direitos.

Jairo afirmou ainda que “é preciso fazer valer a nossa força na mesa de negociação e para isso precisaremos da participação efetiva dos comerciários e comerciárias, por isso o Sindicato dos Comerciários estará em cada loja debatendo com os trabalhadores a necessidade desta participação”, conclamou.

Fonte: Sindicato dos Comerciários de Itabuna.