CTB Bahia apoia o Outubro Rosa

Geral CTB Geral 08/10/2015

A CTB Bahia está participando o Outubro Rosa, campanha que busca alertar a população sobre a necessidade de diagnóstico precoce do câncer de mama. Dados do Instituto Nacional de Câncer (Inca) afirmam que a Bahia registra anualmente 2 mil novos casos de câncer de mama. No Brasil, são diagnosticados mais de 57 mil novos casos da doença por ano.

De acordo com a oncologista Clarissa Mathias, diretora da Associação Baiana de Medicina (ABM), o câncer de mama tem 100% de chance de cura quando diagnosticado precocemente. No entanto, a Bahia registrou em 2010 taxa de mortalidade de quase 16 para cada 100 mil mulheres entre 30 e 69 anos por conta da doença, segundo dados da Síntese de Indicadores Sociais do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Para a especialista, o maior acesso à informação tem contribuído para a redução destes números. "A internet é positiva porque as pessoas estão tendo mais conhecimento. Com isso, conseguem perceber alterações em seus corpos e agir de forma mais rápida", afirmou Clarissa. "O mais importante é a conversa com o médico", completou.

O sintoma mais comum de câncer de mama é o aparecimento de nódulo duro e, geralmente, indolor, embora outros fatores também sinalizem a necessidade de se buscar um mastologista, a exemplo de retração da pele ou a não movimentação de determinada parte da mama ao se elevar os braços, vermelhidão ou inchaço da mama e saída de secreção ou feridas nos mamilos. O mais importante para a prevenção é a realização anual de mamografia a partir dos 40 anos. Em caso de mulheres com casos na família, o exame deve ser realizado 10 anos mais cedo, de acordo com a oncologista.

Salvador

O câncer de mama ainda é a principal causa de morte entre mulheres em idade fértil em Salvador, com cerca de 120 óbitos anualmente. Apenas neste ano, as unidades de saúde da capital baiana registraram 311 internamentos devido ao tratamento da doença. De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca), a estimativa é que mil novos casos de câncer de mama sejam detectados em Salvador em 2015.