Bancários estão em greve a partir desta terça

Geral CTB Geral 06/10/2015

Acordo só com aumento real. Com esta deliberação, os bancários da Bahia entram em greve por tempo indeterminado a partir desta terça-feira (6/10). A decisão foi tomada em assembleias no último dia 1º, quando a categoria rejeitou a proposta rebaixada apresentada pela Fenaban de 5,5% de reajuste e abono de R$ 2.500.

A proposição indignou os bancários, que se sentiram desrespeitados pelas instituições financeiras, que mesmo com lucros crescentes e bilionários apresentaram uma proposta que não repõe nem a inflação do período, que foi de 9,88%.

"A Fenaban foi desrespeitosa também ao tentar trazer de volta para a mesa de negociação a política de abono, que não traz ganhos reais e ainda provoca o achatamento dos salários a curto e médio prazo, uma vez que não é incorporado para a negociação do ano seguinte, nem para nenhum outro benefício. Os bancários vão responder a este insulto com uma grande e vitoriosa greve", ressaltou o presidente da Federação dos Bancários da Bahia e Sergipe, Emanoel Souza.

Os trabalhadores estão mobilizados para começar o movimento com toda a força e promover o fechamento das agências, postos de atendimento e centros administrativos dos bancos nos dois estados. Na Bahia, a greve deve atingir todas as instituições financeiras. Já em Sergipe, a paralisação acontecerá na rede privada, no Banco do Brasil, BNB e Caixa. As agências do Banese devem continuam abertas, pois os funcionários decidiram aceitar a proposta de reajuste apresentada pelo banco.