Trabalhadores em postos aprovam proposta de acordo

Geral CTB Geral 24/08/2015

A assembleia dos trabalhadores e trabalhadoras em postos de combustíveis convocada pelo Sinposba aprovou a proposta de acordo fechando a Campanha Salarial 2015. A assembleia aconteceu sexta-feira, 21 de agosto, no anexo do Sinposba.

Durante a suspensão temporária da greve, quando as negociações foram encerradas no Ministério Público do Trabalho, foram realizadas diversas reuniões de conciliação entre os órgãos públicos, Superintendência Regional do Trabalho e o Tribunal Regional do Trabalho, Sinposba, Federação Nacional dos Frentistas e o Sindicombustíveis, chegando a essa proposta que foi aprovada.

As tabelas com todos os valores de salário e retroativos será divulgada em breve, assim que for assinado o acordo, no site e no facebook do Sindicato

Proposta aprovada:

1- Não desconto dos dias parados

2- Reajuste salarial e ganho real -  10,26%, inflação de 8.31% mais ganho real de 1.95%

3- Adicional de periculosidade -  Como está na Convenção – Periculosidade para todos os trabalhadores e trabalhadoras

4 – Ajuda alimentação - Reajuste de R$ 190,00 para R$ 240,00

5- Terceirização - Como está na Convenção, que garante trabalhadores treinados na atividade fim

6- Trabalho aos domingos - Manter a redação atual da cláusula 34, que institui 2 domingos de folga no mês e no item 34,4, que fala na hipótese do trabalho no terceiro domingo, por necessidade da empresa, o valor a ser pago será com o adicional de 100%, sobre o valor da hora normal da remuneração.

7- Agressão à nossa organização sindical - Como está na Convenção

8 – Multa normativa - Como está na Convenção, manutenção da cláusula da multa por descumprimento da CCT, e o valor passa a ser de 20% do piso salarial do frentista Convenção Coletiva.

Fonte: Ascom do Sinposba.