Centenas de servidores da Saúde fazem passeata no CAB

Geral CTB Geral 24/07/2015

Ao som da “Sofrência do Trabalhador – Eu não merecia isso”, paródia feita para o movimento, centenas de servidores estaduais da na chegada à Governadoria. O Sindsaúde tentou agendar audiência com o governador Rui Costa para negociar a extensa Saúde, em greve há 7 dias, fizeram passeata no CAB na manhã desta quinta-feira (23). O grupo seguiu da Secretaria da Saúde (Sesab) em direção à Governadoria e não dispersou nem mesmo com a chuva.

“A Saúde está na rua. Governo a culpa é sua!”, gritavam os manifestantes pauta de reivindicações da categoria, argumentando que o diálogo não tem avançado com o secretário Fábio Vilas-Boas, apesar dos inúmeros pedidos de instalação da mesa setorial de negociação.

O presidente do sindicato, Sílvio Roberto dos Anjos e Silva, denunciou a pressão de diretores de algumas unidades para impedir a adesão dos servidores à greve. Mas, ponderou, “Quanto mais pressão, mais motivação para o movimento crescer”. Ele fez questão de ressaltar que a pauta de reivindicações dos servidores da Saúde é extensa e com muitos itens reprimidos, como a regulamentação da Lei 11.373 que estabelece o Plano de Carreira, atrasando as promoções e acumulando prejuízos substanciais.

As diretoras Inalba Fontenelle e Tereza Deiró também rebateram a alegação do governo para arguir a inconstitucionalidade da greve. Elas frisaram que a categoria chegou ao limite da paciência diante da política de desrespeito aos direitos dos trabalhadores. “Este movimento é a resposta dos servidores ao governo que não reestruturou as carreiras e ainda quer tirar direitos adquiridos”, protestou Tereza Deiró.

 

Fonte: Sindsaúde Bahia.