Em greve, servidores da saúde fazem manifestação na Piedade

Geral CTB Geral 22/07/2015

No sexto dia de greve, os servidores da rede estadual de saúde realizaram uma manifestação na manhã desta quarta-feira (22/7), na Praça da Piedade, Centro de Salvador, para informar à população sobre a pauta de reivindicações da categoria, que está com as atividades paralisadas desde a última sexta-feira, 17 de julho.

Os trabalhadores decidiram parar após a falta de resposta do secretário de Saúde da Bahia, Fábio Vilas-Boas, aos pedidos de abertura de negociação feitos pelo Sindsaúde. Apesar da greve, o silêncio continua, uma vez que nenhuma reunião foi agendada oficialmente para tratar da questão. “A Sesab pré-agendou um encontro para às 14h de hoje, mas até o momento não houve uma confirmação oficial para o encontro. Enquanto isso não ocorre, vamos continuam com a greve e as manifestações. Este movimento é um grito reprimido dos servidores contra as faltas de condições de trabalho e a falta de diálogo do governo do estado”, afirmou Ivanilda Brito, diretora do Sindsaúde Bahia.

Há muito tempo que os servidores da saúde reclamam das péssimas condições de trabalho na rede pública estadual. O estopim para a paralisação foi o corte do adicional de insalubridade de milhares de servidores em todo estado.

Os trabalhadores reivindicam a revogação do corte do adicional de insalubridade; revisão da regionalização da saúde de acordo com as discussões realizadas com os trabalhadores em cada Núcleo Regional de Saúde; Implantação imediata da progressão no PCCV do grupo saúde e agilização das discussões para regulamentação da promoção; implantação de carreira para o grupo técnico administrativo; incorporação da GID ao salário base; fim da privatização dos serviços públicos de saúde sejam OS, PPPs, PJ e  terceirizações  para grupos privados lucrativos ou filantrópicos; revisão do valor de ticket alimentação, auxílio transporte e do valor das diárias; melhoria das condições de trabalho e assistência à população; realização de concurso público para todos os cargos do grupo saúde e grupo técnico administrativo, além de pagamento imediato da URV, conforme determinação da Justiça.

Os servidores continuam mobilizados e nesta quinta-feira (23/7) realizarão uma caminhada entre a Secretaria de Saúde e a Governadoria, no Centro Administrativo da Bahia – CAB, com concentração às 9h na Sesab. Na sexta, a categoria se reúne em assembleia a partir das 9h, na Faculdade Visconde de Cairu.