Médicos da UPA Escada reafirmam empenho na greve

Geral CTB Geral 17/07/2015

A assembleia realizada na noite desta quinta-feira (16/7), reafirmou a disposição de fortalecer a greve. Após os relatos sobre as pressões que vem sendo feitas pelos gestores, os médicos receberam orientação do corpo de advogados do Sindimed sobre como proceder frente às ameaças. A assessoria jurídica do Sindicato está estruturada exatamente para esse tipo de enfrentamento e para toda situação em que a defesa dos médicos for necessária.

Os profissionais que atuam na UPA de Escada voltaram a reafirmar a disposição ao diálogo e à negociação. Desde o início do movimento afirmam que a greve foi derradeiro recurso para que os reclamos da categoria fossem ouvidos pela Pró Saúde e seus prepostos que atuam como gestores na unidade.

Toda e qualquer negociação, entretanto, só ocorrerá por intermédio do Sindimed. As propostas da empresa gestora deverão ser formalizadas diretamente ao Sindicato. A assembleia decidiu ainda que tudo será discutido com o conjunto dos médicos e que a greve só será suspensa mediante assinatura de um termo de acordo por escrito.

A greve segue forte. Mais de um profissional relatou o orgulho de participar do movimento. Os relatos deram conta ainda de que a população entendeu a justeza da paralização e é cada vez menor a procura por atendimento na unidade, especialmente à noite. A paralisação também desmascarou o discurso falastrão do diretor médico de que poderia, a qualquer tempo, substituir os profissionais porque tinha "fila de gente querendo trabalhar nesta UPA".

A escala de trabalho dos médicos, durante a greve, foi enviada ao Cremeb, o que reafirma o compromisso da categoria com os atendimentos fundamentais próprios de uma unidade de emergência. Os profissionais reafirmaram ainda a proposta de reajuste de 16% para repor as perdas acumuladas, e uma série de exigências relativas ao número de plantonistas, contratação de mais médicos para fazer frente á demanda crescente da população, plantão noturno de um técnico de informática e ampliação de leitos para os internamentos.

Uma nova assembleia está marcada para a próxima segunda-feira, dia 20 de julho, às 19h, no Sindimed. Caso a Pró Saúde sinalize com alguma proposta que seja minimamente discutível, a assembleia pode ser antecipada até mesmo para o final de semana. Assim, é importante que todos se mantenham em contato, através dos grupos de redes sociais, acompanhando o desenrolar dos fatos.

 

Fonte: Sindimed Bahia.