CTB Bahia repudia agressão contra a deputada Alice Portugal

Geral CTB Geral 21/05/2014

A CTB Bahia repudia de forma veemente a agressão verbal  praticada pelo secretário-geral da Mesa da Câmara Federal, Mozart Viana, contra a deputada federal Alice Portugal ( PCdoB-BA) na tarde desta terça-feira (20/5), enquanto ela discursava na Tribuna da Casa.

A secretária da Mulher da CTB Bahia, Marilene Betros, classificou como desrespeitosa e inaceitável a atitude do funcionário, ex-assessor de Aécio Neves, que se dirigiu à parlamentar com o dedo em riste, após Alice reclamar contra o encerramento abrupto da sessão solene em homenagem aos 90 anos da Coluna Prestes.

Para Marilene, a atitude do funcionário reflete o machismo predominante na sociedade brasileira, que insiste em tratar as mulheres de forma desrespeitosa e desigual. “Manifesto minha solidariedade à Alice, única deputada federal baiana, e venho cobrar a retratação  mediata do Mozart Viana, que não tem o direito de tentar calar uma legitima representante do povo da Bahia. Não podemos nos calar diante deste triste episódio, inclusive para evitar que isso se repita”, afirmou.

A agressão

A deputada Alice Portugal foi atacada pelo secretário-geral da Mesa Diretora da  Câmara Mozart Viana, quando fazia um discurso de protesto contra o encerramento abrupto de sessão solene em homenagem aos 90 anos da Coluna Prestes. O funcionário da Casa se dirigiu com o dedo em riste contra a parlamentar para negar a responsabilidade da Secretaria-Geral pelo episódio.

Segundo Alice, a sessão deveria começar ao meio-dia, mas, por atraso da anterior, só foi iniciada às 13h. Passados 50 minutos, o deputado Inocêncio Oliveira (PR-PE) assumiu a presidência da Mesa Diretora e encerrou o evento, “sem qualquer cuidado, respeito ou informação aos convidados sobre o motivo do encerramento”, denuncia a deputada.