Médicos da UPA Barris estão em greve

Geral CTB Geral 20/05/2015

Os médicos da UPA dos Barris estão em greve por tempo indeterminado desde terça-feira, 19. A decisão ocorreu após a Fundação José Silveira (FJS) não ter assinado o acordo coletivo firmado a mais de 40 dias, que garantia melhores condições para atender a população.Uma nova assembleia será realizada nesta quinta-feira (20), às 19h, no Sindimed.

Apesar da flexibilização dos médicos, com o adiamento da greve marcada para a última terça-feira, 12, a fundação se recusa a dialogar com os profissionais e ainda tem enviado notas e cartas intimidadoras para que os médicos não realizem a paralisação. Mas a precariedade já supera as estimativas, gerando superlotação da unidade, sobrecarga de trabalho e retardo de até duas horas no atendimento de pacientes adultos e crianças.

Desde março, os médicos tentam dialogar com a FJS, mas sem resultado. Na última mobilização, ocorrida em abril, foi elaborado um ofício, que a fundação se recusou a assinar, pedindo contratação de mais clínicos e ortopedistas, um coordenador médico e apoio na enfermagem para reduzir a sobrecarga dos poucos médicos da UPA, mas a demanda não foi atendida até hoje. Além disso, foi solicitada a contratação formal de alguns médicos, que ainda trabalham como Pessoa Jurídica (PJ), e melhorias salariais.

A greve será mantida até que todos os problemas na unidade sejam solucionados.  

Fonte: Sindimed Bahia.