Metalúrgicos sofrem com deslocamentos na Manserv

Geral CTB Geral 05/03/2015

Infelizmente, as condições em que os funcionários da Manser contrato Braskem/UNIB vivem há mais de um ano deixam em dúvida o conceito do programa SSMA (Saúde Segurança e Meio Ambiente). Todos os dias, os trabalhadores percorrem longas distâncias. Só para se ter uma ideia, a distância do local onde descem dos ônibus (transbordo – antiga PET) até o local de trabalho (prédio da oficina na Unib) ultrapassa os 500 metros. Considerando a circulação para as áreas operacionais, a distância aumenta ainda mais. EM média são 4 deslocamentos deste tipo por dia, envolvendo troca de roupa e o almoço são e retorno pra casa.

 Ao descer dos ônibus, os trabalhadores passam por uma passarela de andaime, que não possui cobertura, improvisada para esse acesso, sem nenhum tipo de proteção contra sol ou chuva. Segundo o Sindicato dos Metalúrgicos, vários trabalhadores passaram, com náuseas e tonturas, por causa desse deslocamento, após o almoço e castigados pelo sol. Em dias de chuva, surgem outros problemas: fardamentos molhados, surgimento de várias doenças, como gripes e micoses etc.

“Até quando esse sofrimento e humilhação vão durar? Onde está a fiscalização da Braskem que não vê tudo isso? Os trabalhadores não aguentam mais tanta humilhação e sofrimento. Já passou do tempo de melhorar e acabar com essas humilhações e colocar em prática o real conceito do SSMA”, destaca um diretor de base.

 

Fonte: Metalúrgicos Bahia.