Comerciárias reivindicam creches em Feira de Cidadania

Geral CTB Geral 04/03/2015

A Secretaria de Gênero do Sindicato dos Comerciários realiza nesta sexta-feira (6/3), das 9 às 16h, a 5ª Feira de Cidadania da Mulher Comerciária. O evento, que será realizado na Praça Newton Rique – Iguatemi, vai reunir representantes de órgãos públicos e privados para discutir a ausência de creches em Salvador para a guarda dos filhos das trabalhadoras. A atividade, que também homenageia o Dia Internacional da Mulher, celebrado em 8 de março, faz parte da campanha “Creche no comércio, já!”, retomada como reivindicação das negociações para 2015.

O número reduzido de creches na cidade tem alterado o cenário do setor. Em 2014 o Sindicato contabilizou cerca de 11mil desligamentos de comerciárias. Deste total, 1,760 (15,42%) foram demitidas ou pediram afastamento após tornarem-se mães e não terem onde deixar os filhos.

Apesar de a Lei de Diretrizes e Bases (LDB) estabelecer que os municípios são responsáveis pela oferta e gestão da educação infantil, infelizmente nem o setor público nem o privado tem feito a sua parte. O último Censo do IBGE, realizado em Salvador no ano de 2010, revelou que cerca de 53 mil crianças com idade de 0 a 5 anos estavam fora da escola naquele ano.

Mulheres e trabalho

Segundo a Pesquisa de Emprego e Desemprego (PED), do Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos (Dieese), em 2014 havia 717 mil mulheres ocupadas (formal e informalmente) no mercado de trabalho de Salvador e Região Metropolitana. Deste total, 172 mil estavam no comércio.

De acordo com os dados da Rais, do Ministério do Trabalho e Emprego, que considera apenas os trabalhadores formais, em 2013 elas eram 63 mil trabalhadoras no comércio de Salvador, um percentual de 44,6% do total do setor.

Fonte: Sindicato dos Comerciários de Salvador.