CTB leva bandeiras dos trabalhadores para o carnaval

Geral CTB Geral 19/02/2015

O protesto contra a ameaça a direitos dos trabalhadores, representada pelas Medidas Provisórias 664 e 665 do governo federal, deram o tom da participação da CTB no desfile da Mudança do Garcia, o bloco mais irreverente e democrático do carnaval de Salvador. A luta pela redução da jornada de trabalho, o fim do fator previdenciário e da terceirização também foram lembradas pelos classistas na segunda-feira de carnaval.

“A luta pelos direitos da classe trabalhadora éconstante e ininterrupta, tendo lugar em todos os espaços da sociedade, inclusive nas festas populares, como o carnaval. O que muda nestes momentos é a forma de expor as nossas bandeiras, que aqui ganham o tom de irreverência e descontração para se adequar ao contexto da festa”, explica o presidente da CTB Bahia, Aurino Pedreira.

Participar da Mudança do Garcia já é uma tradição do movimento sindical e social baiano, que têm no bloco a oportunidade de mostrar no circuito oficial do carnaval os problemas enfrentados pela população de Salvador durante todo o ano.  O bloco não tem cordas, não vende fantasias, nem limite de participantes, sendo um espaço para que todos possam participar da festa.

Presente no desfile desde a sua fundação, em 2007, este ano a CTB teve também a oportunidade de contribuir com a organização do bloco.  “A Mudança do Garcia já é parte da tradição do carnaval de Salvador e foi uma honra para a CTB colaborar de alguma forma para a sua viabilização”, disse Aurino Pedreira.

A Mudança do Garcia foi o ponto alto do carnaval dos classistas que começou na quinta-feira (12) com a Lavagem do Beco das Quebranças, organizada pelo Sindicato dos Bancários, seguida do desfile do bloco dos Comerciários. A programação incluiu também o Camarote Universitário, espaço comandado pela Assufba em Ondina.