Sindsaúde elege direção e aprova Plano de Lutas

Geral CTB Geral 15/12/2014

O IX Congresso dos Trabalhadores da Saúde do Estado da Bahia, realizado na sexta e sábado (12 e 13/12), a diretoria do Sindsaúde apresentou para os delegados e convidados do evento o Plano de Lutas da categoria para o triênio 2015/2018.  O documento foi aprovado por unanimidade, na íntegra, com a inclusão de 10 emendas sugeridas e aprovadas pelos servidores da Saúde.

A plenária foi dividida em duas etapas. Na primeira, a presidente do Sindsaúde, Inalba Fontenelle, apresentou um balanço das lutas ocorridas durante a sua gestão, com os principais avanços conquistados pela categoria. A vice-presidente, Tereza Deiró, leu o Plano de Lutas, que inclui a pauta geral dos servidores públicos, como o fim do fator previdenciário e a ampliação de recursos para o SUS, e as específicas da Saúde, como a melhoria das condições de trabalho e assistência à população, fortalecimento da carreira e melhoria da remuneração e pagamento da URV.  

Nova diretoria

Os participantes do Congresso elegeram também a nova diretoria do Sindsaúde-Ba, triênio 2015/2018. A chapa eleita tem à frente o enfermeiro sanitarista e advogado Sílvio Roberto dos Anjos e Silva. Ex-presidente e atual diretor de Formação e Relação Intersindical, Sílvio Roberto é também conselheiro estadual de Saúde, representando os servidores. Na vice-presidência foi mantida a nutricionista e professora universitária Tereza Deiró.

A presidente Inalba Fontenelle fez um balanço positivo do evento, “pelo reencontro dos colegas, discussões riquíssimas, aprendizado para toda a categoria e demonstração de combatividade dos servidores da Saúde”. Aproveitou para agradecer a todos os colegas da atual diretoria pelo trabalho em equipe e conclamou a categoria a permanecer mobilizada para avançar nas lutas pela valorização dos trabalhadores e pelo fortalecimento do SUS.

 Vigilantes

 Marinalva Nunes, presidente da Fetrab, saudou o Congresso e a nova diretoria, em nome do conjunto dos trabalhadores públicos. O presidente eleito, Sílvio Roberto, destacou a combatividade da presidente Inalba Fontenelle e reafirmou o compromisso do sindicato com todas as bandeiras dos servidores da saúde. “Vamos continuar vigilantes para que a nova gestão governamental não promova nenhum retrocesso nos direitos dos trabalhadores. Não vamos deixar passar nada sem negociação e pressão. E se não pagar a URV vamos parar”, declarou Sílvio.

 

Fonte: Sindsaúde Bahia.