Enquanto se espera os desdobramentos da conversa entre o ministro das Relações Exteriores do Brasil, Mauro Vieira, e o secretário de Estado dos EUA, Marco Rubio, fato é que o encontro deve ampliar o desespero dos bolsonaristas que conspiram contra o Brasil.
O primeiro encontro entre Brasil e Estados Unidos, nesta quinta-feira (16), foi considerado positivo por Vieira. Eles discutiram as relações bilaterais, o comércio e oportunidades que surgem na parceria entre as duas maiores economias do Continente Americano.
Mauro Vieira reafirmou a soberania brasileira e a necessidade de debater a revogação de tarifas que são injustas contra o Brasil, adotadas de maneira unilateral pelos Estados Unidos. O brasileiro lembrou que a balança comercial entre os dois territórios é historicamente superavitária para os norte-americanos.
“Mantive uma ótima reunião aqui com o secretário de Estado, Marco Rubio. Essa reunião começou com um encontro bilateral a sós, que durou cerca de 20 minutos — reservado e muito produtivo —, seguido de uma reunião mais ampla, da qual participaram integrantes da equipe do representante comercial da Casa Branca, do Departamento de Estado e da Embaixada do Brasil”, afirmou.
NOVO ENCONTRO DE LULA E TRUMP
O brasileiro disse ainda que os presidentes Lula (PT) e Donald Trump devem se encontrar em breve. A data da reunião ainda está sendo discutida. Ele ressaltou que “durante todo o encontro, prevaleceu uma atitude construtiva, voltada aos pontos da retomada das negociações entre os dois países, em sintonia e com boa química, o que foi decidido, sobretudo, no telefonema recente entre os presidentes Lula e Trump”.
com informações do UOL