Lavagem da Estátua de Zumbi marca o Dia da Consciência Negra

Geral CTB Geral 18/11/2014

 A 6ª Lavagem da Estátua de Zumbi dos Palmares abre a comemoração do Dia da Consciência Negra, 20 de novembro, em Salvador.  A programação começa ás 9h, na Praça da Sé, com ato político seguido da lavagem do monumento que homenageia o líder do Quilombo dos Palmares e símbolo maior da luta contra o preconceito racial no Brasil. A atividade é organizada pela Unegro, Associação das Baianas e Secretaria do Combate o Racismo da CTB Bahia.  A banda Tambores de Búzios finaliza a apresentação.

Os festejos no Centro Históricos serão retomados no fim da tarde, com a chegada das marchas da Consciência Negra, que saem da Liberdade e do Campo Grande, levando centenas de pessoas  para o Pelourinho, onde grupos de samba se apresentarão até  à noite, celebrando a cultura negra.

Além de homenagear Zumbi dos Palmares, o 20 de novembro deste ano serviu também para unir as entidades do movimento negro de Salvador em torno de uma programação unificada, que vai convergir em um ato final no Centro Histórico.

Presente nas manifestações populares da Bahia desde a sua criação, a CTB integra a comissão organizadora dos festejos do Dia da Consciência Negra em Salvador. “Nós entendemos que a nossa atuação deve ir muito além do combate à discriminação racial no mercado de trabalho. Participamos das atividades contra qualquer forma de preconceito, porque sabemos que esta não deve ser uma luta apenas das entidades do movimento negro, mas de toda a sociedade”, ressaltou Sílvio Pinheiro, secretário de Combate o Racismo da CTB Bahia.

Comerciários

Nesta quarta-feira, 19 de novembro, tem mais uma atividade do  Novembro Negro dos Comerciários. Devido às fortes chuvas que castigam a cidade, o evento será realizado na sede do  Sindicato da categoria, em Nazaré, das 9h às 14h.