Comerciários assinam Convenção Coletiva

Geral CTB Geral 17/11/2014

Após intensa mobilização e ameaça de greve geral no comércio, os patrões assinaram a Convenção Coletiva do setor lojista de  Salvador. Pelo acordo, firmado na noite da última sexta-feira (14/11), os salários dos comerciários terão reajuste de 7%, com pagamento retroativo a março, data base da categoria, além de aumento nos valores pagos pelos domingos e feriados trabalhados.

Outra conquista importante foi a inclusão do vale alimentação na Convenção Coletiva. Antes o benefício era previsto em um aditivo, que os patrões queriam extinguir, retirando este importante direito da categoria, conquistado com muita luta em 2013.

A assinatura do acordo aconteceu após extensa mobilização dos trabalhadores, que fizeram manifestações e fecharam lojas em vários pontos da cidade. Na quarta-feira, o Sindicato dos Comerciários conseguiu também uma liminar na Justiça do Trabalho, proibindo o funcionamento do comércio no feriado de 15 de novembro, uma vez que o trabalho neste dia não estava previsto na Convenção Coletiva da categoria e não foi fruto de negociação com o Sindicato.