Secretário diz que BA busca novas rotas sem passar pelos EUA para comprar respiradores

Secretário diz que BA busca novas rotas sem passar pelos EUA para comprar respiradores
Foto : Matheus Simoni/ Metropress

Geral CTB Geral 03/04/2020

O secretário de Saúde da Bahia, Fábio Vilas-Boas, disse, em entrevista à Rádio Metrópole, na manhã de hoje (3), que o estado busca alternativas para adquirir respiradores necessários para atender pacientes graves de Covid-19.

Uma carga comprada pelo governo da Bahia ficou retida no aeroporto de Miami, com a suspeita de que os EUA pagou mais pelos produtos, e o governo agora tenta encontrar novas rotas, sem passar pelo país.

“Estamos acionando uma rede de cooperação internacional, com contatos em vários países do mundo, que nos ajudam a encontrar rotas que não passem pelos EUA. Até isso é difícil, se vir pelos EUA corre o risco de confisco e tem que achar rotas alternativas. Não é fácil. É um momento absurdo que vivemos hoje”, avaliou o secretário.

Segundo Vilas-Boas, o governo conseguiu comprar uma nova carga dos equipamentos com outro fornecedor, que deverá nos entregar, ao longo dos próximos 15 dias, 600 respiradores, e depois mais 400. “Parte disso vai ser compartilhada com os estados do Nordeste, em uma compra coletiva”, afirmou.

O secretário explica que a dificuldade em adquirir equipamentos tende a se agravar com o avanço da doença.

“Se você comparar isso com uma guerra primitiva, na savana, em que os animais saem disputando a carniça de outro animal, é exatamente isso que está acontecendo. Existe uma falta de respiradores, de ventiladores mecânicos no mundo. Muitos fornecedores não estão respeitando contratos de compra e preferem pagar multas e repassar o respirador a quem ofereceu mais.  Isso é preocupante porque a doença avançou nos EUA e está indo para o Oriente Médio. Vai pegar aqueles shakes milionários e quem não conseguiu comprar equipamento até agora vai ficar em uma situação muito difícil”, lamentou.

Via Metro1