'Não há motivo para pânico, e sim cautela', diz pneumologista sobre coronavírus

'Não há motivo para pânico, e sim cautela', diz pneumologista sobre coronavírus
Foto : Fernando Frazão/Agência Brasil

Geral CTB Geral 02/03/2020

A médica pneumologista Larissa Voss Sadigursky comentou a preocupação da população sobre o surto de coronavírus que atinge o mundo e que já teve dois casos confirmados no Brasil. Em entrevista a Mário Kertész hoje (2), durante o Jornal da Bahia no Ar da Rádio Metrópole, ela contou que as informações que chegam para a sociedade causam um alarde maior do que o necessário.

"Não há motivo para pânico, e sim cautela. Temos que evitar aglomerações, shows e que isso chegue até nós, a proliferação do vírus. Nesse momento, pode ser uma atitude de precaução usar máscara, mas não é absoluto. Tem que se prevenir, lavar as mãos e evitar gotículas ao tossir, cobrindo com o cotovelo. No momento, estamos também preocupados com a gripe pós-carnaval, que também se prolifera muito", afirmou a profissional de saúde.

Ainda de acordo com a médica, é necessário ter atenção ao grupo considerado de risco para o contágio do Covid-19. Segundo especialistas, a doença atinge, de forma grave, pessoas acima de 60 anos já diagnosticadas anteriormente com diabetes, doenças cardíacas ou pulmonares. "Esses paciente são os que têm maior fator de risco. Mas não há motivos para pânico. Apesar de ser mais contagioso, é muito menos letal. Temos que nos preocupar muito mais com a Influenza assim que o governo abrir a campanha de vacinação", declarou. 

Via Metro1