Hoje é o Dia Mundial de combate à Homofobia

Hoje é o Dia Mundial de combate à Homofobia

Geral CTB Geral 17/05/2019

O Dia Internacional Contra a Homofobia é celebrado anualmente em 17 de maio, também conhecido como “Dia Internacional de Luta Contra a Homofobia, Bifobia e Transfobia”, esta data visa conscientizar a população em geral sobre a luta contra a discriminação dos homossexuais, transexuais e transgêneros.

No Brasil este ano já foram registradas 141 mortes de pessoas LGBT, segundo relatório produzido pelo GGB (Grupo Gay da Bahia), sendo mais de uma morte por dia, mantendo o país entre os que mais matam LGBTs no mundo, seguindo a tendência de anos anteriores.

No ano de 2018, no mesmo período, o número de mortes registrado pelo GGB foi de 140. Ainda que seja um número alto, a estabilização contraria a expectativa de que o volume de mortes dessa população fosse aumentar em função de uma legitimação do discurso homofóbico que permeou a onda de intolerância durante o período eleitoral, tendo o candidato Jair Bolsonaro demostrando o seu ódio contra os LGBTs.

A CTB repudia o crescimento do número de assassinatos de lésbicas, gays, bissexuais, pessoas trans e intersexo no nosso país.

Origem do Dia Internacional Contra a Homofobia

O Dia Internacional Contra a Homofobia (International Day Against Homophobia, em inglês) é comemorado em 17 de maio em homenagem a data em que o termo “homossexualismo” passou a ser desconsiderado e a homossexualidade foi excluída da Classificação Estatística Internacional de Doenças e Problemas Relacionados com a Saúde (CID) da Organização Mundial da Saúde (OMS), em 17 de maio de 1990.
No Brasil, esta data está incluída no calendário oficial do país desde 2010.