Bancários entrarão em greve a partir de terça-feira

Geral CTB Geral 26/09/2014

Se não houver um entendimento entre o Comando Nacional dos Bancários e a Fenaban (Federação Nacional dos Bancos) até o início da próxima semana, os trabalhadores entram em greve por tempo indeterminado a partir de terça-feira (30/09). A decisão foi tomada na noite desta quinta-feira (25/09), durante assembleia-geral da categoria realizada no Ginásio de Esporte dos Bancários, em Salvador.

Com data-base em setembro, a categoria já teve sete rodadas de negociação com a Fenaban e praticamente não houve qualquer avanço em nenhuma das cláusulas em discussão, como saúde e sociais. Na financeira, os bancos oferecem reajuste salarial de 7%, mas os trabalhadores querem 12,5%, o que inclui 5,4% de aumento real de salário.

Mais dois pontos, que refletem diretamente no bom atendimento à sociedade, hoje submetida a longas e desgastantes filas nas agências, estão emperrando o entendimento. Um é a contratação de mais funcionários, para reduzir a sobrecarga de trabalho e oferecer melhor serviço à clientela. O outro é a ampliação dos investimentos em segurança, essencial para garantir a proteção dos bancários e clientes.

 

Fonte: Sindicato dos Bancários da Bahia.