Protesto no INSS pede respeito aos segurados

Geral CTB Geral 25/09/2014

Nem mesmo a chuva diminuiu a vontade de luta dos aposentados do ex-Baneb e funcionários do Bradesco oriundos do Baneb. Nesta quinta-feira (25/09), os segurados, juntamente com diretores do Sindicato, se reuniram na APS (Agência da Previdência Social) de Brotas para cobrar respeito do INSS.

O Instituto Nacional do Seguro Social convocou 251 aposentados por invalidez para fazer nova perícia com o objetivo de revisar o benefício. Tudo devido a uma denúncia anônima de 2011 que alega possíveis irregularidades.

Em alguns casos, os peritos deram alta médica a trabalhadores que não possuem condições de retonar ao trabalho. Nem os relatórios médicos apresentados pelos segurados no ato da perícia são levados em consideração. Um completo absurdo.

 A mobilização tem intenção ainda de pressionar para que a denúncia seja devidamente investigada e que as revisões sejam suspensas até que a averiguação seja concluída. A solicitação consta na representação que será entregue ao Ministério Público do Trabalho, pelo Departamento Jurídico do Sindicato.

  “Estamos fazendo os atos para que a população tenha conhecimento do que acontece com os segurados. Queremos o respeito aos direitos humanos,” declara o diretor de Saúde do SBBA, Reinaldo Martins.

 A manifestação também contou com a participação do vereador Everaldo Augusto. “Não é a primeira vez que estamos aqui para reivindicar e nem será a última. A Previdência perdeu sua face humana. Hoje é a casa do terror para os trabalhadores” conclui.

 Sofrimento

As denúncias do desrespeito sofrido pelos segurados chegam de todas as partes. “Outras categorias também denunciam posturas arbitrárias que sofrem na Previdência. Queremos o diálogo”, aponta a secretaria de saúde da CTB (Central de Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil), Jaíra Santiago.

Fonte: Sindicato dos Bancários da Bahia.