Cresce o número de baianos com casa própria

Geral CTB Geral 19/08/2014

Enfim uma notícia boa. Entre 2006 e 2012 aumentou o número de baianos com casa própria, acesso a energia elétrica e saneamento básico. Esta é a realidade apontada por um estudo da Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI), com base nos dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD/IBGE).

Em 2006, a PPNAD contabilizou 3,9 milhões de domicílios na Bahia. Esse número foi de 4,7 milhões em 2012, dos quais 3,5 milhões estavam na zona urbana e 1,2 milhões na zona rural do Estado.

Segundo o estudo,  aumentou também o percentual de domicílios próprios - já pago e diminuiu o índice de pessoas que residiam em cômodos. Além disso, ocorreu um avanço no abastecimento de água nos domicílios, com o aumento do índice de canalização interna e de acesso a rede geral de abastecimento, ampliação do esgotamento sanitário ligado a rede geral e significativa ampliação de domicílios com energia elétrica.

Os números traduzem a elevação na qualidade de vida da população, que foi alavancada pela geração de mais empregos e também por programas de incentivo à aquisição da casa própria, como o Minha Casa Minha Vida e linhas de financiamento com juros menores.