CTB Bahia participa de debate sobre o trabalho escravo

Geral CTB Geral 13/08/2014

Comprometida com todas as lutas em defesa dos direitos do ser humano, a CTB Bahia participou nesta quarta-feira (12/8) do seminário  “Enfrentamento ao trabalho escravo: modalidade de tráfico de pessoas para fins de exploração comercial”,  que foi promovido pela Secretaria Estadual  de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos em parceria com o Ministério Público do Trabalho.

O evento reuniu representantes do governo e da sociedade civil para debater formas de combater o problema que atinge 20,9 milhões de pessoas em todo o mundo, segundo dados da Organização Internacional do Trabalho – OIT.  No Brasil, entre 170 mil e 217 mil pessoas  stão em situação de trabalho análogo ao escravo, sendo privadas de direitos básicos, como alimentação, água e liberdade de ir i vir.

“O seminário foi muito rico, tanto pelos dados apresentados pelos palestrantes, quanto pela troca de experiência entre as diversas entidades presentes no evento. Para a CTB, estes momentos são importantes, pois ajudam a fortalecer a luta de sindicatos rurais e urbanos contra as jornadas exaustivas, a terceirização e outras formas de precarização do trabalho. Formas estas, que são tão prejudiciais, quanto o trabalho escravo e o tráfico de pessoas para fins de exploração comercial”, ressaltou o secretário Geral da CTB Bahia, Ailton Araújo.

O evento foi realizado no Ministério Público do Trabalho, no Corredor da Vitória, e contou com a palestra do Oficial de Projeto do Programa de Combate ao Trabalho Forçado da OIT no Brasil, Antonio Carlos Mello Rosa; do procurador Geral do Trabalho no Bahia, Jairo Albuquerque Sento Sé; além de representantes da Secretaria Estadual do Trabalho e da Universidade Federal da Bahia - UFBA.